Trajetórias de professoras que frequentaram o Curso Superior de Cultura Pedagógica: um olhar a partir da revista Vida Capichaba nas décadas de 1920 e 1930
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v22i52.33819Palavras-chave:
Reforma educacional, Revista Vida Capichaba, Curso Superior de Cultura PedagógicaResumo
Analisa elementos das trajetórias pessoais de professoras que frequentaram o Curso Superior de Cultura Pedagógica (CSCP), realizado entre 1929 e 1930, em Vitória/ES, como parte da reforma educacional proposta pelo governo de Aristeu Borges de Aguiar (1928-1930). Toma como fonte principal a revista Vida Capichaba (1923-1957), que, nascida em meio a um movimento modernista mais amplo, tematizava questões da vida social, cultural e urbana do estado do Espírito Santo e da cidade de Vitória. Dialoga, também, com o jornal Diário da Manhã (1923-1939) e com documentos governamentais. As fontes são analisadas no seu entrecruzamento, tendo em conta as relações de força que envolvem sua produção e o hors texte (GINZBURG, 2002). Conclui que as professoras cursistas do CSCP eram filhas da elite local, em meio à qual tiveram ampla circulação, ao mesmo tempo que trilharam caminho de inserção educacional, como participantes das discussões e dos processos de disseminação das ideias de reformulação do ensino.
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