A DIMENSÃO POLÍTICA DA PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÕES SEMIÓTICO-PEDAGÓGICAS EM TORNO À FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES

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Resumo

No presente artigo indaga-se acerca da politicidade inerente à prática educativa a partir de uma abordagem semiótico-pedagógica. Focaliza-se, desde essa perspectiva, na construção do vínculo pedagógico e na dimensão ideológica do discurso; por outra parte, indaga-se também acerca do sentido da prática educativa e da importância de sua atenção desde a formação docente; e são tomados como eixos centrais para a realização desse percurso reflexivo as dimensões éticas e políticas inexoravelmente constitutivas da prática educativa. A partir desse quadro conceitual, considera-se a importância que as discursividades artísticas – em termos políticos – têm na prática educativa e sua potencialidade para produzir inflexões de sentido no interior do trabalho pedagógico, discutindo, desse jeito, acerca do lugar e a relevância do ensino das artes e de suas implicações na formação de professores na área específica.

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Biografia do Autor

Federico Buján, Universidad Nacional de Rosario (UNR), Universidad Nacional de las Artes (UNA) e na Universidad de San Andrés (UdeSA).

Pesquisador argentino. Doutor em Humanidades e Artes (UNR). Pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes (USP). Professor e pesquisador na Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Universidad Nacional de las Artes (UNA) e na Universidad de San Andrés (UdeSA). 

Referências

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Publicado

01-12-2021