A DIMENSÃO POLÍTICA DA PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÕES SEMIÓTICO-PEDAGÓGICAS EM TORNO À FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES
Resumo
No presente artigo indaga-se acerca da politicidade inerente à prática educativa a partir de uma abordagem semiótico-pedagógica. Focaliza-se, desde essa perspectiva, na construção do vínculo pedagógico e na dimensão ideológica do discurso; por outra parte, indaga-se também acerca do sentido da prática educativa e da importância de sua atenção desde a formação docente; e são tomados como eixos centrais para a realização desse percurso reflexivo as dimensões éticas e políticas inexoravelmente constitutivas da prática educativa. A partir desse quadro conceitual, considera-se a importância que as discursividades artísticas – em termos políticos – têm na prática educativa e sua potencialidade para produzir inflexões de sentido no interior do trabalho pedagógico, discutindo, desse jeito, acerca do lugar e a relevância do ensino das artes e de suas implicações na formação de professores na área específica.
Downloads
Referências
Referências Bibliográficas
ANIJOVICH, Rebeca. Transitar la formación pedagógica. Dispositivos y estrategias. Buenos Aires: Paidós, 2009.
BUJÁN, Federico. Diversidad, alteridad e intersubjetividad: aproximaciones semióticas a la construcción del sentido pedagógico. In: SANTINHO, G.; BESSA-OLIVEIRA, M. A.; CARVALHO, P. (Org.) Diversidade e Arte na Formação Docente. Campo Grande, MS: Life editora, 2017. p. 111-124.
CULLEN, Carlos. Crítica de las razones de educar. Temas de filosofía de la educación. Buenos Aires: Paidós, 1997.
CULLEN, Carlos. Perfiles ético-políticos de la educación. Buenos Aires: Paidós, 2013.
FREIRE, Paulo. El grito manso. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.
GENTILI, Pablo. Pedagogía de la igualdad. Ensayos contra la educación excluyente. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.
IMEN, Pablo. El conocimiento como mercancía, la escuela como shopping, los docentes como proletarios. In: FREIRE, P. El grito manso. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.
PINEAU, Pablo. ¿Por qué triunfó la Escuela? In: PINEAU, P. et al. La escuela como máquina de educar. Tres escritos sobre un proyecto de la modernidad. Buenos Aires: Paidós, 2001.
TEDESCO, Juan Carlos. Educar en la sociedad del conocimiento. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.
TENTI FANFANI, Emilio. Nuevos temas en la agenda de política educativa. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0