A DIMENSÃO POLÍTICA DA PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÕES SEMIÓTICO-PEDAGÓGICAS EM TORNO À FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES
Abstract
No presente artigo indaga-se acerca da politicidade inerente à prática educativa a partir de uma abordagem semiótico-pedagógica. Focaliza-se, desde essa perspectiva, na construção do vínculo pedagógico e na dimensão ideológica do discurso; por outra parte, indaga-se também acerca do sentido da prática educativa e da importância de sua atenção desde a formação docente; e são tomados como eixos centrais para a realização desse percurso reflexivo as dimensões éticas e políticas inexoravelmente constitutivas da prática educativa. A partir desse quadro conceitual, considera-se a importância que as discursividades artísticas – em termos políticos – têm na prática educativa e sua potencialidade para produzir inflexões de sentido no interior do trabalho pedagógico, discutindo, desse jeito, acerca do lugar e a relevância do ensino das artes e de suas implicações na formação de professores na área específica.
Downloads
References
Referências Bibliográficas
ANIJOVICH, Rebeca. Transitar la formación pedagógica. Dispositivos y estrategias. Buenos Aires: Paidós, 2009.
BUJÁN, Federico. Diversidad, alteridad e intersubjetividad: aproximaciones semióticas a la construcción del sentido pedagógico. In: SANTINHO, G.; BESSA-OLIVEIRA, M. A.; CARVALHO, P. (Org.) Diversidade e Arte na Formação Docente. Campo Grande, MS: Life editora, 2017. p. 111-124.
CULLEN, Carlos. Crítica de las razones de educar. Temas de filosofía de la educación. Buenos Aires: Paidós, 1997.
CULLEN, Carlos. Perfiles ético-políticos de la educación. Buenos Aires: Paidós, 2013.
FREIRE, Paulo. El grito manso. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.
GENTILI, Pablo. Pedagogía de la igualdad. Ensayos contra la educación excluyente. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.
IMEN, Pablo. El conocimiento como mercancía, la escuela como shopping, los docentes como proletarios. In: FREIRE, P. El grito manso. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.
PINEAU, Pablo. ¿Por qué triunfó la Escuela? In: PINEAU, P. et al. La escuela como máquina de educar. Tres escritos sobre un proyecto de la modernidad. Buenos Aires: Paidós, 2001.
TEDESCO, Juan Carlos. Educar en la sociedad del conocimiento. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.
TENTI FANFANI, Emilio. Nuevos temas en la agenda de política educativa. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0