PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTE NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA
Resumo
Este artigo tem o propósito de compartilhar o desenvolvimento inicial da pesquisa denominada “O ensino/aprendizagem de Arte nos anos iniciais da Educação Básica: as concepções e percepções dos professores das escolas públicas de Belém-PA”. Apresenta discussões sobre: ensino/aprendizagem de Arte nos anos iniciais da educação básica; reflexões sobre a legislação e o Ensino da Arte, e discute a atuação do professor de Arte e do professor de Pedagogia nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia é de cunho qualitativo descritivo e as ideias apresentadas são fundamentadas em Barbosa (1988,1998, 2005, 2010, 2012, 2014, 2015), Coutinho (2012), Rossi (2014), dentre outros autores, que foram fundamentais para elucidar as reflexões acerca dos assuntos aqui abordados. Os resultados apontam para a necessidade de se investir em políticas educacionais que priorizem o ensino/aprendizagem de Arte nos anos iniciais da educação básica.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação é arte e pedagogia. In: LIMA, Sidiney P. F. de (org.). Arte e pedagogia: a margem faz parte do rio. São Paulo: Porto de Ideias, 2017. Vários autores. p.17-37.
BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad, 1988.
BARBOSA, Ana Mae. As mutações do conceito e da prática. In: BARBOSA, Ana Mae (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, F. Pereira da. (org.). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARDIN, Laurense. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC. Acesso em: 15 de mar. 2021.
BRASIL. Parecer do Conselho Federal de Educação nº 540 de 10 de fevereiro de 1977. Sobre o tratamento a ser dado aos componentes curriculares previstos no art. 7º da Lei nº 5.692/71. Brasília, 1977.
COUTINHO, Rejane. Formação de Professores de Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 153-159.
FUSARI, Maria Felisminda. de Rezende; FERRAZ, M. Heloísa C. Arte na educação escolar. 2. ed. revista. São Paulo: Cortez, 2001.
IAVELBERG, Rosa. O professor em foco na arte-educação contemporânea. In: Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 82-95, jan./abr. 2016. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em: 10 jan. 2019.
MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos. Experiências de ensinar/aprender artes visuais [manuscrito]: o estágio curricular como campo de investigação na formação inicial docente. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. – 2019. 193 p.
MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és”: as experiências pessoais e profissionais do trabalho docente ao ensinar/aprender Artes Visuais. In: Anais do XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil e VI Congresso Internacional de Arte-Educadores – “CONFAEB 30 Anos : Ações Políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações”. Brasília, 2018 p-2359-2373.
MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos. Experiências de Ensinar/Aprender Arte no curso de Pedagogia: desafios e perspectivas na formação docente. In: LIMA, Sidiney Peterson Ferreira de. Arte e Pedagogia: a margem faz parte do rio. São Paulo: 2017 p-141-156.
NÓVOA, António. O lugar da licenciatura. In: Ensino Superior, Publicado em 8/11/2016. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/o-lugar-da-licenciatura/ Acesso em: 20 ago. 2018.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Ontens e hojes não fazem um amanhã: aprendizagens resistentes em Artes Visuais, In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 2017, Campinas Anais do 26º Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.2831-2845.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa; MAGALHAES, Ana Del Tabor Vasconcelos. Docência em arte no contexto da BNCC: É preciso reinventar o ensino/aprendizagem em Arte? Revista GEARTE, Porto Alegre: UFRS, v. 5, n. 2, p. 220-231, mai./ago. 2018.
ROSSI, Maria Helena Wagner. A pesquisa no campo da arte-educação visual e o ensino da arte na educação básica. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 6-100, abr. 2014.http://www.seer.ufrgs.br/gearte
SILVA, e Maria Betânia. Reflexos históricos: por que uma aula de arte?, In: Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 29, n.61, 2019. P.269-286. Disponível em:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10860/11208 Acesso em 27 mar.2021.
SMITH, Ralph. Excelência no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. p.95-109.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0