PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTE NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA

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Resumo

Este artigo tem o propósito de compartilhar o desenvolvimento inicial da pesquisa denominada “O ensino/aprendizagem de Arte nos anos iniciais da Educação Básica: as concepções e percepções dos professores das escolas públicas de Belém-PA”. Apresenta discussões sobre: ensino/aprendizagem de Arte nos anos iniciais da educação básica; reflexões sobre a legislação e o Ensino da Arte, e discute a atuação do professor de Arte e do professor de Pedagogia nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia é de cunho qualitativo descritivo e as ideias apresentadas são fundamentadas em Barbosa (1988,1998, 2005, 2010, 2012, 2014, 2015), Coutinho (2012), Rossi (2014), dentre outros autores, que foram fundamentais para elucidar as reflexões acerca dos assuntos aqui abordados. Os resultados apontam para a necessidade de se investir em políticas educacionais que priorizem o ensino/aprendizagem de Arte nos anos iniciais da educação básica.

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Biografia do Autor

Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães, Universidade Federal do Pará

Docente associada da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Projeto de Pesquisa - O ensino/aprendizagem de Arte nos anos iniciais da Educação Básica: as concepções e percepções dos professores das escolas públicas de Belém-PA, vinculado à Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA. Integrante dos Grupos de Pesquisas: Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas/UFMG- (CNPq) e Arte, Memórias e Acervos na Amazônia/UFPA-(CNPq). Membro da Diretoria da Federação de Arte/Educadores do Brasil-FAEB. 

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Publicado

01-12-2021