RACISMO ESTRUTURAL, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA

STRUCTURAL RACISM, EDUCATION AND IDENTITY: A CRITICAL ANALYSIS OF BRAZILIAN SOCIAL FORMATION

Autores

Resumo

O problema do racismo estrutural no Brasil remonta os primeiros anos da colonização, consolidando a ideia moderna da superioridade racial de europeus em detrimento de quaisquer outros povos. Este pensamento influencia diversas categorias da estrutura social brasileira: política, economia, ciência e educação, judiciária entre outras, moldando a identidade de toda uma sociedade. Neste sentido, o presente artigo procura identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, aproximações e distanciamentos entre o colonialismo e o racismo existente na conjuntura social do país reforçada pela educação. O racismo é introjetado e institucionalizado nas estruturas legais de formação e atuação dos indivíduos. Tal estrutura encontrada no Brasil permite a compreensão da formação identitária brasileira, ou seja, como os indivíduos se identificam socialmente em determinados grupos, a partir da compreensão abrangente do conceito de identidade social como também do processo de ser e estar no mundo a partir de um lugar de fala. Faz-se necessário que se destaque as instituições escolares considerando seu papel formativo de consciência e individualidades.

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Biografia do Autor

Bruno Cardoso De Menezes Bahia, PPGEduc/UFRRJ

Doutor em Educação pela UFRJ. É professor na UFRRJ e atua como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) e em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ), atual Coordenador. Lidera o Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ) e desenvolve pesquisas nesta área.

Felipe Horácio Valente De Lucena Santana, (PPGEA/UFRRJ)

Mestrando em Educação (PPGEA/UFRRJ). Graduado em Pedagogia (UNIBR- Faculdade de São Vicente). Atualmente professor na - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO- SP. Especializado em Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica (TCI/ UFC) e em Gestão da Educação Pública (UNIFESP). Atua como Vice-Diretor na E. E. Profa. Zulmira Campos (Santos/SP). Desenvolve pesquisas sobre educação antirracista e é membro do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ).

Marcilene Dutra Simplicio, PPGEA/UFRRJ

Mestranda em Educação (PPGEA/UFRRJ). Investiga as formas de como o Racismo Estrutural se manifesta na realidade de sujeitos residentes de periferias na cidade de Nova Iguaçu/RJ e é membro do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ).

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Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)