RACISMO ESTRUTURAL, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
STRUCTURAL RACISM, EDUCATION AND IDENTITY: A CRITICAL ANALYSIS OF BRAZILIAN SOCIAL FORMATION
Abstract
O problema do racismo estrutural no Brasil remonta os primeiros anos da colonização, consolidando a ideia moderna da superioridade racial de europeus em detrimento de quaisquer outros povos. Este pensamento influencia diversas categorias da estrutura social brasileira: política, economia, ciência e educação, judiciária entre outras, moldando a identidade de toda uma sociedade. Neste sentido, o presente artigo procura identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, aproximações e distanciamentos entre o colonialismo e o racismo existente na conjuntura social do país reforçada pela educação. O racismo é introjetado e institucionalizado nas estruturas legais de formação e atuação dos indivíduos. Tal estrutura encontrada no Brasil permite a compreensão da formação identitária brasileira, ou seja, como os indivíduos se identificam socialmente em determinados grupos, a partir da compreensão abrangente do conceito de identidade social como também do processo de ser e estar no mundo a partir de um lugar de fala. Faz-se necessário que se destaque as instituições escolares considerando seu papel formativo de consciência e individualidades.
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