A UTILIZAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL
USING UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING WHEN RETURNING TO IN-PERSON EDUCATION
Resumo
Este artigo versa sobre a temática do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma possibilidade de configuração das práticas pedagógicas no momento do retorno ao ensino presencial. A pandemia da COVID-19, o distanciamento social e o ensino remoto emergencial produziram, de modo geral, significativas alterações nos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo propor práticas pedagógicas elaboradas a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades de aprendizagem manifestadas durante o retorno ao ensino presencial. A investigação insere-se numa abordagem qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa-ação, no período de fevereiro a dezembro de 2022, numa turma de 5º ano do ensino fundamental, com 23 alunos matriculados, em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Deste grupo de alunos, alguns não estavam alfabetizados e outros apresentavam dificuldades na aprendizagem, o que motivou o desenvolvimento de práticas pedagógicas organizadas a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Foi possível perceber que estas mostram-se pertinentes, pois, preveem uma diversificação nas formas de apresentação dos conteúdos e múltiplas formas de sistematização e elaboração dos mesmos, permitindo melhor e maior engajamento com o objeto do conhecimento, a aprendizagem e a construção do conteúdo escolar. Foi promovido o processo de acessibilidade aos conteúdos trabalhados, principalmente aos alunos que estavam em processo de alfabetização.
Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. 2. ed. Brasília, DF: Liber, 2011.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar em Revista, nº. 16, p. 181-191. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dDzfLYyDpPZ3kM9xNSqG3cw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 ago. 2022.
HEREDERO, Eladio Sebastián. S. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.4, p.733-768, Out.-Dez., 2020.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Tradução: Fátima Murad. – Porto Alegre: Artmed, 2005.
MEYER, Anne; ROSE, David; GORDON, David. Universal Design for Learning (UDL). Estados Unidos: CAST, 2002.
NUNES, Clarice; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, v.5, n.2, p. 127 - 143. 2015. Disponível em : https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/5211/1/84-172-1-SM.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.
OLIVEIRA, Ray. Desenho Universal para Aprendizagem. In: Sala de Recursos Revista. vol.3, n.2, p. 51 -60, jul. – dez. 2022. Disponível em:<http://www.saladerecursos.com.br>. Acesso em: 10 jun. 2022.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. Das intenções à formação docente para a inclusão: Contribuição do Desenho Universal para a aprendizagem. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2016.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Educação. Orientações à rede pública estadual de educação do Rio Grande do Sul para o modelo híbrido de ensino 2021.
RIO GRANDE DO SUL. DECRETO Nº 55.154, DE 1º DE ABRIL DE 2020. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/upload/arquivos/decreto-55-154-01abr2020.pdf. Acesso em 23 nov. 2023.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2017.
SANTOS, Rosane Barreto Ramos dos; QUEIROZ, Paulo Pires de. A educação no cenário pandêmico: o que dizem os professores da educação básica sobre o retorno às aulas presenciais. Intellèctus, Ano XX, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/60921/40840. Acesso em: 05 dez. 2023.
SÁ-SILVA; J. R.; ALMEIDA, C. D. de. GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n.1, p. 1-15, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf . Acesso em: 12 jun. 2022.
ZERBATO, Ana Paula. Desenho Universal para a Aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. 298 f. – Tese (Doutorado), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9896?show=full>. Acesso em: 24 mai. 2023.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Revista Educação Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, abril-junho, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0