A UTILIZAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

USING UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING WHEN RETURNING TO IN-PERSON EDUCATION

Autores

Resumo

Este artigo versa sobre a temática do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma possibilidade de configuração das práticas pedagógicas no momento do retorno ao ensino presencial. A pandemia da COVID-19, o distanciamento social e o ensino remoto emergencial produziram, de modo geral, significativas alterações nos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo propor práticas pedagógicas elaboradas a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades de aprendizagem manifestadas durante o retorno ao ensino presencial. A investigação insere-se numa abordagem qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa-ação, no período de fevereiro a dezembro de 2022, numa turma de 5º ano do ensino fundamental, com 23 alunos matriculados, em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Deste grupo de alunos, alguns não estavam alfabetizados e outros apresentavam dificuldades na aprendizagem, o que motivou o desenvolvimento de práticas pedagógicas organizadas a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Foi possível perceber que estas mostram-se pertinentes, pois, preveem uma diversificação nas formas de apresentação dos conteúdos e múltiplas formas de sistematização e elaboração dos mesmos, permitindo melhor e maior engajamento com o objeto do conhecimento, a aprendizagem e a construção do conteúdo escolar. Foi promovido o processo de acessibilidade aos conteúdos trabalhados, principalmente aos alunos que estavam em processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Juliane Medianeira Da Silva Costa, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Pedagoga formada pelo Centro Universitário Franciscano (2010). Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela UFSM (2023). Atualmente é professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Santa Maria e professora dos anos iniciais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Eliane Sperandei Lavarda, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS (PPGE/UFSM), pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão - NUEPEI/UFSM. Docente de Educação Especial na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, na 8ª CRE, Santa Maria, RS e na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, RS, atuando no Atendimento Educacional Especializado.

Fabiane Romano De Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação - CE

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora Associada do Departamento de Educação Especial, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI/UFSM) e integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar – (NEPIE/UFRGS)

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Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)