A UTILIZAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL
USING UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING WHEN RETURNING TO IN-PERSON EDUCATION
Abstract
Este artigo versa sobre a temática do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma possibilidade de configuração das práticas pedagógicas no momento do retorno ao ensino presencial. A pandemia da COVID-19, o distanciamento social e o ensino remoto emergencial produziram, de modo geral, significativas alterações nos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo propor práticas pedagógicas elaboradas a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades de aprendizagem manifestadas durante o retorno ao ensino presencial. A investigação insere-se numa abordagem qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa-ação, no período de fevereiro a dezembro de 2022, numa turma de 5º ano do ensino fundamental, com 23 alunos matriculados, em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Deste grupo de alunos, alguns não estavam alfabetizados e outros apresentavam dificuldades na aprendizagem, o que motivou o desenvolvimento de práticas pedagógicas organizadas a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Foi possível perceber que estas mostram-se pertinentes, pois, preveem uma diversificação nas formas de apresentação dos conteúdos e múltiplas formas de sistematização e elaboração dos mesmos, permitindo melhor e maior engajamento com o objeto do conhecimento, a aprendizagem e a construção do conteúdo escolar. Foi promovido o processo de acessibilidade aos conteúdos trabalhados, principalmente aos alunos que estavam em processo de alfabetização.
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