OBJETOS DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEIS PARA SURDOS: VÍDEO TUTORIAL EM LIBRAS SOBRE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ACCESSIBLE LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF: VIDEO TUTORIAL IN LIBRAS ON SUBMITTING RESEARCH PROJECTS ON PLATAFORMA BRASIL

Autores

Resumo

Discussões sobre produção de materiais acessíveis para pessoas surdas, têm sido frequentes nos últimos anos devido a implementação de políticas públicas educacionais voltadas à inclusão, impulsionando a inserção de pessoas surdas em instituições de ensino superior do país. Além dos cursos de graduação, esse público, também, assume o papel de aluno/a pesquisador/a, ingressando nos programas de pós-graduação e desenvolvendo seus estudos nas diversas áreas de conhecimento. Uma das etapas importantes no processo de pesquisa com seres humanos no país é a submissão dos projetos ao comitê de ética de pesquisa. Para que ocorra efetiva inclusão educacional, os objetos de aprendizagem devem se apresentar de modo acessível para seus utentes. Dessa forma, buscando promover o acesso de sujeitos surdos a informação na sua língua materna, esse artigo tem por objetivo descrever a produção de um tutorial acessível em Libras a fim de elucidar as etapas para submissão de projeto de pesquisa para avaliação do comitê de ética, na Plataforma Brasil, tendo como base o “Manual do Pesquisador” disponível na própria plataforma.  Para isso, a pesquisa se alicerça na abordagem qualitativa e para elaboração e execução do vídeo, segue-se os princípios metodológicos do Design Instrucional. O vídeo possui caráter instrucional, com a finalidade de promover acessibilidade à informação de surdos pesquisadores nessa etapa importante no desenvolvimento de seus estudos. O compartilhamento desse produto na plataforma de vídeo disponível no Canal oficial da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, nos permite ampla divulgação em redes sociais para um maior alcance de público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilsynnara Melo Da Silva Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela UFRN, com especialização em Educação Especial com Ênfase em Práticas Inclusivas. Atua profissionalmente como tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais desde 2010. Atualmente compõe quadro permanente de tradutores intérpretes e Libras da UFRN, vinculada a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade, exercendo atividades de intermediação linguística cultural nos vários âmbitos acadêmicos, com ênfase em interpretação em sala de aula, tradução de materiais didáticos, vídeos institucionais, sites e documentos. Está envolvida em diversos projetos de pesquisa, extensão e grupos de estudos e políticas linguísticas. Além disso, atua como professora e instrutora de cursos de especialização e técnico profissionalizantes de formação de tradutores intérpretes de Libras e de professores com alunos surdos sala. Suas pesquisas se concentram nas áreas da educação, estudos surdos, interpretação educacional, tradução e interpretação audiovisual.

Flávia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação

Fonoaudióloga (UNIFOR), Pedagoga (Universidade Estácio de Sá), Licenciada em Biologia (UECE), Especialista em Libras (UNIASSELVI), Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN). Mestre em Educação (UECE), Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará - UFC) e Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) (UECE). É Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação, atuante nas licenciaturas de Pedagogia e Letras/Libras, na área de conhecimento Didática e prática de ensino em Libras e Língua portuguesa como L2 para surdos, e nos Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp/UFRN), em que é coordenadora; no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) (IMD/UFRN) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) (CE/UFRN). Participa do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, fazendo parte do Projeto Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br) no qual lidera o GT OBAMA Care (Componente de Acessibilidade e Responsividade). Membro da Membro da Comissão especial do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Associada na Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro do Conselho Científico da Revista Extensão Sociedade. É membro do Conselho Científico da Revista do Possidônio: periódico eletrônico do Campus Professor Possidônio Queiroz da Universidade Estadual do Piauí na cidade de Oeiras. Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Práticas pedagógicas inclusivas inovadoras; Formação docente no contexto da educação especial; Educação de surdos; e Acessibilidade comunicacional.

Referências

AUDINO, Daniel Fagundes; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Objetos de Aprendizagem–diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, 2012. Disponível em: https://acesse.dev/FThxV Acesso em 15 dez. 2023.

BOTELHO, Paula. Linguagem e Letramento na educação dos surdos – Ideologias e práticas pedagógicas. 1. Ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRAGA, Juliana Cristina; PIMENTEL, Edson; DOTTA, Silvia. Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013), 2010, Campinas, São Paulo. Anais [...]. Campinas (SP): Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2013. p. 306-315. Disponível em: https://encr.pw/4wVFs Acesso em: 15.12.2023.

BRAGA, Juliana Cristina (Org.). Objetos de Aprendizagem Volume 1: Introdução e fundamentos. Santo André: UFABC, 2015. 157 p.

BRAGA, Juliana Cristina. Objetos de Aprendizagem Volume 2: Metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC, 2015. 163 p.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm Acesso em: 15 dez. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, 2002. Disponível em: https://acesse.one/NhuPX Acesso em: 15 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei nº 13.146 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 15 dez. 2023.

GOMES, Rachel Colacique; GOES, Adriana Ramos Silva. E-acessibilidade para surdos. Revista Brasileira de Tradução Visual, Recife, v.7, n.7, 2011. Disponível em: https://adww.online/rbtv/ Acesso em: 15 dez. 2023.

OLIVEIRA, Allan Rafael Ferreira de. Interpretação de LIBRAS para português baseado em glosas por meio de processamento de linguagem natural. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21837 Acesso em: 15 dez. 2023.

OLIVEIRA, Emanoelly Caldas de. Jogos na educação de surdos: proposta de uso de objetos de aprendizagem. In: Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas – EPEAL, V, 2010, Maceió. Anais [...] Maceió: UFAL, 2010. p. 1-17. Disponível em: https://acesse.dev/SqgHL Acesso em: 15 dez. 2023.

OLIVEIRA, Amanda Maria Domingos de; LIMA, Eli Sales Muniz; VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Gabriel Vieira; NASCIMENTO, Jason Willyan Castro do; ARAÚJO, Moisés Oliveira Catonio de. Acessibilidade Comunicacional em um Objeto de Aprendizagem Matemática para Estudantes Surdos. In: IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020) Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (WIE 2020), Natal (RN). Anais [...] Natal (RN): Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2020. p. 449-458. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/12637 Acesso em: 15 dez. 2023.

SANTOS, Leila Maria Araújo; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. A importância do estudo da teoria da carga cognitiva em uma educação tecnológica. Renote, v. 5, n. 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14145 Acesso em: 15 dez. 2023.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 5.ed. Porto Alegre: Mediação, 2011, p. 70.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem / 6. ed. Icone. São Paulo, 1998.

Downloads

Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)