OBJETOS DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEIS PARA SURDOS: VÍDEO TUTORIAL EM LIBRAS SOBRE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL
ACCESSIBLE LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF: VIDEO TUTORIAL IN LIBRAS ON SUBMITTING RESEARCH PROJECTS ON PLATAFORMA BRASIL
Abstract
Discussões sobre produção de materiais acessíveis para pessoas surdas, têm sido frequentes nos últimos anos devido a implementação de políticas públicas educacionais voltadas à inclusão, impulsionando a inserção de pessoas surdas em instituições de ensino superior do país. Além dos cursos de graduação, esse público, também, assume o papel de aluno/a pesquisador/a, ingressando nos programas de pós-graduação e desenvolvendo seus estudos nas diversas áreas de conhecimento. Uma das etapas importantes no processo de pesquisa com seres humanos no país é a submissão dos projetos ao comitê de ética de pesquisa. Para que ocorra efetiva inclusão educacional, os objetos de aprendizagem devem se apresentar de modo acessível para seus utentes. Dessa forma, buscando promover o acesso de sujeitos surdos a informação na sua língua materna, esse artigo tem por objetivo descrever a produção de um tutorial acessível em Libras a fim de elucidar as etapas para submissão de projeto de pesquisa para avaliação do comitê de ética, na Plataforma Brasil, tendo como base o “Manual do Pesquisador” disponível na própria plataforma. Para isso, a pesquisa se alicerça na abordagem qualitativa e para elaboração e execução do vídeo, segue-se os princípios metodológicos do Design Instrucional. O vídeo possui caráter instrucional, com a finalidade de promover acessibilidade à informação de surdos pesquisadores nessa etapa importante no desenvolvimento de seus estudos. O compartilhamento desse produto na plataforma de vídeo disponível no Canal oficial da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, nos permite ampla divulgação em redes sociais para um maior alcance de público.
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