LINGUAGENS CONTEMPORÂNEAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS

CONTEMPORARY LANGUAGES IN THE LITERACY OF DEAF CHILDREN

Autores

Resumo

Este artigo é um desdobramento da pesquisa Currículo e prática pedagógica na educação de surdos da linha de pesquisa Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE). Neste artigo, apresentamos os dados iniciais de duas pesquisas em andamento que têm como escopo investigar a criação e o uso de materiais digitais/audiovisuais na alfabetização de crianças surdas. Para subsídio teórico, nos apoiamos na concepção bakhtiniana de linguagem, que considera o ensino da língua, tendo o texto como ponto de partida e como ponto de chegada (GERALDI, 1991). Coerentes com essa opção teórica, adotamos, como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa.

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Biografia do Autor

Ednalva Gutierrez Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico

Possui o Mestrado (2009) e o Doutorado (2014) em Educação na linha de pesquisa " Educação e Linguagens" na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, como professora da disciplina Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Leitura e Escrita do Espírito Santo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Alfabetização e surdez. Coordena o Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes), que possui duas linhas de pesquisa:Educação e mídia: leitura e escrita audiovisual e Material bilíngue na alfabetização de crianças surdas. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação. 

Carlos Eduardo Soares De Barros Guss, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Professor de Libras na Prefeitura de Vitória (PMV) e na Secretaria de Educação (SEDU). Possuo graduação em pedagogia pelo instituto de ensino superior e formação avançada de Vitoria – IFSFAVI (2014), Pós-graduação em Libras (2017) e atualmente curso mestrado profissional em educação na UFES. Tenho experiência na área de Libras. Membro do Grupo de pesquisa em Alfabetização e Educação de surdos e Pesquisador Tema produção de vídeo visual para crianças surdas.

Maria Auxiliadora Alves Barcelos, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Licenciada em Pedagogia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação- PPGMPE UFES. Membro do Grupo de pesquisa em Alfabetização e Educação de surdos e Pesquisadora do tema: Alfabetização de surdos. Atualmente, é professora de História pela Secretaria Estadual de Educação- SEDU, no município de Colatina.

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Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)