A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PIBID: ESPAÇOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA
INITIAL TRAINING FOR MATHEMATICS TEACHERS AT PIBID: SPACES BETWEEN THE UNIVERSITY AND BASIC EDUCATION
Resumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada no âmbito Programa de Iniciação Científica, que teve como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, especificamente o subprojeto “Conceitos, Práticas e Tendências de ensino de Matemática na Educação Básica”, desenvolvido pelo curso de Licenciatura em Matemática, durante o biênio dos anos de 2020-2022. O objetivo central desta pesquisa foi analisar a formação discente na Licenciatura em Matemática, problematizando a formação do (futuro) professor para atuar na Educação Básica, a partir da necessária articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Como estratégias metodológicas, foram realizados levantamentos documentais e bibliográficos. As temáticas centrais do levantamento bibliográfico estiveram centradas em argumentar a importância da realização de atividades de extensão universitária; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade e a importância das Políticas Públicas como o PIBID na formação do professor, em particular, na área da Matemática. Os documentos utilizados, além dos que regulamentam a política da formação em exercício de professores, como a LDB 9394/96, foram Relatórios de Atividades realizadas pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Como principal resultado foi constatado que o PIBID proporcionou a estes bolsistas experiências enriquecedoras durante o processo da sua formação inicial - tanto na Universidade, quanto nas escolas parceiras da rede municipal e estadual. Cumpre argumentar a importância de políticas públicas educacionais que fortaleçam a formação profissional de estudantes da licenciatura na consolidação da sua identidade docente.
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