LETRANDO COM LIBRARIA: POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL PARA O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS

LETTERING WITH LIBRARIA POSSIBILITIES OF DIGITAL ASSISTIVE TECHNOLOGY FOR TEACHING DEAF STUDENTS

Autores/as

Resumen

O presente estudo versa sobre a compreensão de como a implementação de Tecnologias Assistivas Digitais – TAD na prática docente pode favorecer o processo de letramento dos alunos surdos. Objetivou compreender o uso e as possibilidades das TADs na promoção efetiva dos multiletramentos de alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um aplicativo com interface de leitura acessível. A pesquisa se caracteriza como um estudo de abordagem qualitativa de caráter exploratório, com inspiração metodológica no materialismo histórico-dialético de Hegel. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento. Os pressupostos teóricos e analíticos que fundamentam este estudo estão desenhados a partir das contribuições de autores como Bersch (2017), Cazden (2012), Cope; Kalantzis (2012), Mantoan (2014), Quadros (2007), Soares (2003), Skliar (1998), entre outros. A pesquisa exploratória foi realizada em sites especializados no atendimento educacional de surdos e plataformas de aplicativos como Apple Store, Play Store e Microsoft Store. As análises levantadas indicaram que o uso pedagógico das TADs proporciona a compreensão e aprendizagem de seus usuários, pois definem uma metodologia em substituição a um ensino descritivo e memorístico. Incide sobre a necessidade dos professores terem domínio das TAD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com os recursos, estimulando a criatividade e a autonomia diante da dinâmica da aprendizagem. Acredita-se que a pesquisa contribui com a conhecimentos sobre os conhecimentos para uma prática pedagógica inclusiva efetiva dos docentes, a partir da discussão do acesso de todos à leitura, independentemente de suas limitações.

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Biografía del autor/a

Larissa Christine Pinheiro Nunes, Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação –
PPGE, Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de
Educação, com ênfase em Educação Especial.

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao
Departamento de Educação. Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação
Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela
Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu pós-doutorado na
área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade
(PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto
sensu como professora permanente: PGCult (UFMA) e no Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como
vice-coordenadora. É editora-chefe da revista RICS do PGCult e revisora de outros
periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias
Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA). Membro da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Membro da Red de
Docentes de América Latina y del Caribe. Membro do Colegiado do Fórum dos
Mestrados Profissionais em Educação -Fompe.

Citas

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Publicado

12-01-2024

Número

Sección

Artigos (Fluxo Contínuo)