LETRANDO COM LIBRARIA: POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL PARA O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS

LETTERING WITH LIBRARIA POSSIBILITIES OF DIGITAL ASSISTIVE TECHNOLOGY FOR TEACHING DEAF STUDENTS

Autores

Resumo

O presente estudo versa sobre a compreensão de como a implementação de Tecnologias Assistivas Digitais – TAD na prática docente pode favorecer o processo de letramento dos alunos surdos. Objetivou compreender o uso e as possibilidades das TADs na promoção efetiva dos multiletramentos de alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um aplicativo com interface de leitura acessível. A pesquisa se caracteriza como um estudo de abordagem qualitativa de caráter exploratório, com inspiração metodológica no materialismo histórico-dialético de Hegel. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento. Os pressupostos teóricos e analíticos que fundamentam este estudo estão desenhados a partir das contribuições de autores como Bersch (2017), Cazden (2012), Cope; Kalantzis (2012), Mantoan (2014), Quadros (2007), Soares (2003), Skliar (1998), entre outros. A pesquisa exploratória foi realizada em sites especializados no atendimento educacional de surdos e plataformas de aplicativos como Apple Store, Play Store e Microsoft Store. As análises levantadas indicaram que o uso pedagógico das TADs proporciona a compreensão e aprendizagem de seus usuários, pois definem uma metodologia em substituição a um ensino descritivo e memorístico. Incide sobre a necessidade dos professores terem domínio das TAD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com os recursos, estimulando a criatividade e a autonomia diante da dinâmica da aprendizagem. Acredita-se que a pesquisa contribui com a conhecimentos sobre os conhecimentos para uma prática pedagógica inclusiva efetiva dos docentes, a partir da discussão do acesso de todos à leitura, independentemente de suas limitações.

Biografia do Autor

  • Larissa Christine Pinheiro Nunes, Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil

    Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação –
    PPGE, Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de
    Educação, com ênfase em Educação Especial.

  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

    Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao
    Departamento de Educação. Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação
    Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela
    Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu pós-doutorado na
    área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade
    (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto
    sensu como professora permanente: PGCult (UFMA) e no Programa de
    Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como
    vice-coordenadora. É editora-chefe da revista RICS do PGCult e revisora de outros
    periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias
    Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA). Membro da Associação
    Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Membro da Red de
    Docentes de América Latina y del Caribe. Membro do Colegiado do Fórum dos
    Mestrados Profissionais em Educação -Fompe.

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Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)