LETRANDO COM LIBRARIA: POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL PARA O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS
LETTERING WITH LIBRARIA POSSIBILITIES OF DIGITAL ASSISTIVE TECHNOLOGY FOR TEACHING DEAF STUDENTS
Resumen
O presente estudo versa sobre a compreensão de como a implementação de Tecnologias Assistivas Digitais – TAD na prática docente pode favorecer o processo de letramento dos alunos surdos. Objetivou compreender o uso e as possibilidades das TADs na promoção efetiva dos multiletramentos de alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um aplicativo com interface de leitura acessível. A pesquisa se caracteriza como um estudo de abordagem qualitativa de caráter exploratório, com inspiração metodológica no materialismo histórico-dialético de Hegel. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento. Os pressupostos teóricos e analíticos que fundamentam este estudo estão desenhados a partir das contribuições de autores como Bersch (2017), Cazden (2012), Cope; Kalantzis (2012), Mantoan (2014), Quadros (2007), Soares (2003), Skliar (1998), entre outros. A pesquisa exploratória foi realizada em sites especializados no atendimento educacional de surdos e plataformas de aplicativos como Apple Store, Play Store e Microsoft Store. As análises levantadas indicaram que o uso pedagógico das TADs proporciona a compreensão e aprendizagem de seus usuários, pois definem uma metodologia em substituição a um ensino descritivo e memorístico. Incide sobre a necessidade dos professores terem domínio das TAD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com os recursos, estimulando a criatividade e a autonomia diante da dinâmica da aprendizagem. Acredita-se que a pesquisa contribui com a conhecimentos sobre os conhecimentos para uma prática pedagógica inclusiva efetiva dos docentes, a partir da discussão do acesso de todos à leitura, independentemente de suas limitações.
Descargas
Citas
ALBANO, Fernanda. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2021
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Art. 205, 1998. Disponível em: Acesso em 21 nov. 2023
BRANSON, Roman. Issues in the Design of Schooling: Changing the Paradigm. Educational Technology, 30(4): 7-10, April, 1990.
BERSCH, Rita. Tecnologia Assistiva. Porto Alegre, RS: Assistiva Tecnologia e Educação, 2017.
CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
CONFORTO, Débora. Smartphone na escola: Discussão Disciplinar para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing – LAJC, Vol II, N 3, Novembro 2015. Disponível em: https://lajc.epn.edu.ec/index.php/LAJC/article/view/95. Acesso em 31 fev. 2022.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routldge, 2000. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. São Paulo: Cortez, 1995.
GOOGLE PLAY STORY. Aplicativo Librário. Comentário de usuário não identificado. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ludicside.librario. Acesso em: 22 abr. 2019.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2023. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/> Acessado em: 04 mar 2023.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientifica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MANTOAN, Maria Tereza Egler. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: Inclusão escolar. São Paulo: Summus, 2014.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brasil/os_direitos_humanos. Acesso em: 25 nov. 2023.
SANTANA, Ana. Paula. Surdez e Linguagem. Aspectos e implicações neolinguísticas. São Paulo: Plexus Editora, 2007.
SANTAROSA, Lucila M.C. "Escola Virtual" para a Educação Especial: ambientes de aprendizagem telemáticos cooperativos como alternativa de desenvolvimento. Revista de Informática Educativa, Bogotá/Colômbia, UNIANDES, 10(1): 115-138, 1997
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Dimensão, 1998.
SOARES, Maria. A educação do surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: Edusf, 1998.
VOSGERAU, D.; Sant'Anna R.; ROSSARI, M. Princípios orientadores da integração das tecnologias digitais ao projeto político-pedagógico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 1020-1036, 2017. E-ISSN:1982-5587.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cadernos de Pesquisa em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0