DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E O EFEITO VIZINHANÇA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA

EDUCATIONAL INEQUALITIES AND THE NEIGHBORHOOD EFFECT IN THE METROPOLITAN REGION OF VITÓRIA

Autores/as

Resumen

Este artigo desdobra-se da experiência de extensão do Projeto X junto a profissionais da educação atuantes na Região Metropolitana da Grande Vitória. Tem por objetivo apresentar como se desenvolveu e que resultados atingiu o Projeto, considerando-se a relação entre efeito vizinhança e as desigualdades educacionais no espaço metropolitano. Utiliza-se do aporte metodológico da pesquisa-ação de Thiollent (2005), articulado ao conceito de efeito vizinhança (ÉRNICA; BATISTA, 2012). Possibilitou um nível preliminar de reflexão acerca de como as questões sociais e territoriais impactam o funcionamento, a organização e o resultado de aprendizagem das Unidades de Ensino referidas aos cursistas contribuindo diretamente para repensar acerca a educação como direito social e de todos, como preconizado na CF de 1988.

Biografía del autor/a

  • Gilda Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico, Programa de Pós-Graduação em Educação

    Doutora em Educação (USP), pós-doutora na Generalitat da Catalunya, na
    Espanha. Professora do Centro de Educação/UFES, coordena o grupo de
    Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais e o Laboratório de Gestão da
    Educação Básica do Espírito Santo.

  • Neide César Vargas, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

    Doutora em Ciência Econômica (UNICAMP), professora Titular do
    Departamento de Economia, subcoordenadora do grupo de Pesquisa
    Federalismo e Políticas Educacionais e subcoordenadora do grupo de
    Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais e o Laboratório de Gestão da
    Educação Básica do Espírito Santo.

  • Thaciana Lopes de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

    Mestranda em educação (UFES), graduada em Pedagogia (UFES), integra o
    grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais, o Laboratório de
    Gestão da Educação Básica do Espírito Santo e o Curso de Extensão
    Observatório da Gestão Educacional da Metrópole.

  • Leonardo Rocha Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

    Graduado em História (UFES) é professor efetivo da Prefeitura Municipal de
    Vila Velha, com experiência no ensino fundamental e médio. Atualmente é
    supervisor da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito
    Santo e mestrando pelo PPGMPE.

Referencias

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Publicado

12-01-2024

Número

Sección

Artigos (Fluxo Contínuo)