DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E O EFEITO VIZINHANÇA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA

EDUCATIONAL INEQUALITIES AND THE NEIGHBORHOOD EFFECT IN THE METROPOLITAN REGION OF VITÓRIA

Autores

Resumo

Este artigo desdobra-se da experiência de extensão do Projeto X junto a profissionais da educação atuantes na Região Metropolitana da Grande Vitória. Tem por objetivo apresentar como se desenvolveu e que resultados atingiu o Projeto, considerando-se a relação entre efeito vizinhança e as desigualdades educacionais no espaço metropolitano. Utiliza-se do aporte metodológico da pesquisa-ação de Thiollent (2005), articulado ao conceito de efeito vizinhança (ÉRNICA; BATISTA, 2012). Possibilitou um nível preliminar de reflexão acerca de como as questões sociais e territoriais impactam o funcionamento, a organização e o resultado de aprendizagem das Unidades de Ensino referidas aos cursistas contribuindo diretamente para repensar acerca a educação como direito social e de todos, como preconizado na CF de 1988.

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Biografia do Autor

Gilda Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico, Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação (USP), pós-doutora na Generalitat da Catalunya, na
Espanha. Professora do Centro de Educação/UFES, coordena o grupo de
Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais e o Laboratório de Gestão da
Educação Básica do Espírito Santo.

Neide César Vargas, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Doutora em Ciência Econômica (UNICAMP), professora Titular do
Departamento de Economia, subcoordenadora do grupo de Pesquisa
Federalismo e Políticas Educacionais e subcoordenadora do grupo de
Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais e o Laboratório de Gestão da
Educação Básica do Espírito Santo.

Thaciana Lopes de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Mestranda em educação (UFES), graduada em Pedagogia (UFES), integra o
grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais, o Laboratório de
Gestão da Educação Básica do Espírito Santo e o Curso de Extensão
Observatório da Gestão Educacional da Metrópole.

Leonardo Rocha Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduado em História (UFES) é professor efetivo da Prefeitura Municipal de
Vila Velha, com experiência no ensino fundamental e médio. Atualmente é
supervisor da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito
Santo e mestrando pelo PPGMPE.

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Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)