AUTISMO E TEATRO: BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL E INTERNACIONAL (2000- 2019)

AUTISM AND DRAMATIC ARTS: NATIONAL AND INTERNATIONAL BALANCE OF SCIENTIFIC PRODUCTION (2000-2019)

Autores/as

Resumen

A arte é elemento primordial para o desenvolvimento da cultura, e o teatro pode ser um potente caminho para construção de práticas educativas refletidas. A presente investigação busca responder à seguinte questão: como estão configuradas as produções científicas em teatro e autismo nos últimos anos? O objetivo do estudo foi analisar o contexto das pesquisas em teatro com foco no autismo, de domínio nacional e internacional, publicadas entre os anos de 2000 e 2019. A investigação caracteriza-se como bibliográfica e exploratória-descritiva. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e análise de conteúdo. Como fonte foram considerados artigos científicos (n=15), dissertações (n=3) e tese (n=1) que trazem o cruzamento entre teatro e autismo. Os resultados evidenciados foram referentes aos seguintes indicadores: “temporalidade”, “área de conhecimento” e “país de publicação”. Os trabalhos foram organizados em duas categorias de análise: “teatro como ferramenta pedagógica” e “teatralidade e corpo no trabalho com autismo”. Conclui-se que, as pesquisas publicadas sobre autismo no contexto teatral são escassas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laila Bianca Menezes Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Discente do curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação
- PPGED, da linha Educação, Cultura e Diversidade. Pesquisadora no Grupo
de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC),
UFS.

Lucas Wendel Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação– PPGED.
Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação
Alternativa (GEPELC), UFS.

Rosana Carla do Nascimento Givigi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Profa
.Associada do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de
Sergipe/UFS. Profa
. do Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFS.
Grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e
Comunicação Alternativa (GEPELC).

Citas

ABREU, I. G. H.; TAFURI, M. I. Além do possível: investigações acerca do originário na clínica da criança com autismo. Estilos da Clínica, 2007, Vol. XII, n. 23, 166-181.

ARÉVALO, L. R. C., BRIONES L. D. A. El teatro de aula como método de inclusión para niños y niñas con autismo. REVISTA SAN GREGORIO, No. 11, VOLUMEN 1, ENERO-JUNIO, 2016, p. 98-105.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1 ed. São Paulo: Edições 70, 2015.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Content/whatIs. Acesso em: 07 mar. 2020.

BIALER, Mariana. O apoio no duplo autístico na construção do imaginário no autismo. Estilos clin., São Paulo, v. 20, n. 1, jan./abr. 2015, p. 92-105.

BRITTO, Cecília de Galvão. Grupo e criação na clínica do autismo. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, 2018, 114 p.

CAMPELO, D. L. et al. Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças. Rev. CEFAC. Out-Dez; 11(4): 2009, p. 598-606.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: https://www.capes.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 07 mar. 2020.

CRUZ, Fernanda M. Documentação multimodal de interações com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: corpo, língua e mundo material. Calidoscópio, V. 16, n. 2, p. 179-193, mai/ago 2018.

DUDZEELE, Géraldine Cerf de. Irene: das sensações às emoções. Tradução: Inesita Machado. Estilos clin., São Paulo, v. 17, n. 2, jul./dez. 2012, p. 306-323.

FERNANDES, Fabiana S. O corpo no autismo. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 9, nº 1, Jan./Jun. 2008, p. 109-114.

GUERRERO, Luz Coy y PADILLA, Ernesto Martin. Habilidades sociales y comunicativas a través del arte en jóvenes con trastorno del espectro autista (TEA). Estud. pedagóg. 2017, vol.43, n.2, p.47-64.

GUIMARÃES, Pedro da Silva. Tecendo sons e palavras: oficina de música dirigida a portadores de distúrbios graves. 2008. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/95131, acesso em 10 de junho de 2020.

JUNIOR, Osvaldo Tavares Viana. Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

LEIRAS, E. P. de L; BATISTELLI, F. M. V. Reflexões psicanalíticas sobre um caso com transtorno do espectro autista (TEA). Estilos clin., São Paulo, v. 19, n. 2, mai./ago. 2014, p. 277-293.

LINS, T. da S.; SILVA, J. H. da. Balanço da produção científica sobre arte e educação especial (2003-2017). Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0014, 2021, p. 1-23.

NASCIMENTO, et al. Acompanhamento terapêutico escolar e autismo: caminhos para a emergência do sujeito. Estilos clin., São Paulo, v. 20, n. 3,set./dez. 2015, 520-534.

PIZZANI, L.; SILVA, R. C. da; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53–66, 2012.

PORTO, A. A. A.; KAFROUNI, R. Teatro e desenvolvimento psicológico infantil. Avances en Psicología Latinoamericana, 2013, p. 575-585.

RIOS, Clarice. Nada sobre nós, sem nós? O corpo na construção do autista como sujeito social e político. Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana, n. 25 - abr. / abr. / apr. 2017, p.212-230.

SÁ, M. G. C. S.; SIQUEIRA, Z. O.; CHICON, J. F. Representação simbólica e linguagem de uma criança com autismo no ato de brincar. Rev. Brasileira de Ciências do Esporte, Vol. 37, n. 4, 2015, p. 355-361.

SCIELO. Scientific Electronic Library Online. Disponível em: http://www.scielo.br/?lng=pt. Acesso em: 07 mar. 2020.

TAFURI, M. Izabel. O início do tratamento psicanalítico com crianças autistas: transformação da técnica psicanalítica? Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., III, 4, 2000, p. 122-145.

TAFURI, M. Izabel; SAFRA, Gilberto. O que pode o corpo da criança com autismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 32 n. esp., 2016, p. 1-5.

THESAURUS BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO. Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos. Disponível em: http://inep.gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao. Acesso em: 05 mar. 2020.

VIEIRA, Martha B. Alegria e Frustração: um estudo sobre os estados afetivos em crianças com TEA na mediação com interfaces tangíveis. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

Publicado

12-01-2024

Número

Sección

Artigos (Fluxo Contínuo)