AUTISMO E TEATRO: BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL E INTERNACIONAL (2000- 2019)
AUTISM AND DRAMATIC ARTS: NATIONAL AND INTERNATIONAL BALANCE OF SCIENTIFIC PRODUCTION (2000-2019)
Resumen
A arte é elemento primordial para o desenvolvimento da cultura, e o teatro pode ser um potente caminho para construção de práticas educativas refletidas. A presente investigação busca responder à seguinte questão: como estão configuradas as produções científicas em teatro e autismo nos últimos anos? O objetivo do estudo foi analisar o contexto das pesquisas em teatro com foco no autismo, de domínio nacional e internacional, publicadas entre os anos de 2000 e 2019. A investigação caracteriza-se como bibliográfica e exploratória-descritiva. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e análise de conteúdo. Como fonte foram considerados artigos científicos (n=15), dissertações (n=3) e tese (n=1) que trazem o cruzamento entre teatro e autismo. Os resultados evidenciados foram referentes aos seguintes indicadores: “temporalidade”, “área de conhecimento” e “país de publicação”. Os trabalhos foram organizados em duas categorias de análise: “teatro como ferramenta pedagógica” e “teatralidade e corpo no trabalho com autismo”. Conclui-se que, as pesquisas publicadas sobre autismo no contexto teatral são escassas.
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