MATERNIDADE NEGRA E VIDA UNIVERSITÁRIA: A CIRANDA BELLHOOKS E AS MULHERES NEGRAS CAMPONESAS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB

BLACK MOTHERHOOD AND UNIVERSITY LIFE: CIRANDA BELLHOOKS AND BLACK PEASANT WOMEN FROM THE PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE IN RURAL EDUCATION AT UFRB

Autores

Resumo

Este trabalho é fruto da etapa de qualificação de projeto apresentado ao Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).  Problematizamos que conciliar a maternidade e a vida acadêmica tornou-se uma complexa empreitada para as mulheres, especialmente para as negras e camponesas. Dentre as barreiras, encontram-se o modelo de ensino superior e a ciência moderna, cujas características afastam as mulheres da produção científica, numa sociedade que as submete à dupla (ou tripla) jornada de trabalho. Além disso, as desigualdades atingem com mais força as mulheres negras, cujos corpos são controlados por imagens produzidas para estereotipá-las e naturalizar a cotidiana violência racial e de gênero que sofrem. A ausência de creches e políticas públicas para mães na pós-graduação acentua a violência impingida às mulheres, que acabam por se desestabilizar pelas tensões entre a vida acadêmica e maternidade. O acesso mais tardio ao ensino superior, empregos com menor remuneração qualificação, somam-se à invisibilidade do legado de mulheres negras no campo, por vezes descartando-as como sujeitos de saber e de luta. Assim, este artigo objetiva refletir sobre as relações entre maternidade e vida acadêmica para as mulheres mães negras do Mestrado Profissional em Educação do Campo e, posteriormente, entender como vivenciam a (in) existência de políticas públicas no contexto da pós-graduação. Por meio da pesquisa-ação, construiremos com elas, o Projeto de Ciranda bell hooks, cujo objetivo será oferecer, durante as Etapas de Tempo Universidade, um espaço de formação, de cuidado e de recreação educativa para seus/suas filhos/as.

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Biografia do Autor

Marly dos Santos Nunes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo – Ciências AgráriasUFRB-CFP. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação do
Campo.

Ana Cristina Nascimento Givigi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Associada IV da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
(UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), Coordenadora do
Programa de Pós Graduação em Educação do Campo-(PPGEDUCAMPO).
Professora do Programa em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres,
Gênero e Feminismo (UFBA). Possui graduação em comunicação pela
Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestrado em Sociologia pela
Universidade Estadual de Campinas (1997), doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e Pós-Doutorado pela
Universidade Federal da Bahia vinculada ao Programa de Pós-Graduação
em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) (2019).

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Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)