REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAMPO GRANDE/MS

REFLECTIONS ON THE HISTORY OF DEAF EDUCATION IN CAMPO GRANDE/MS

Autores

Resumo

Este artigo evidenciou parte da trajetória do processo de desenvolvimento da educação especial da comunidade surda em Campo Grande, Mato grosso do Sul. Com esse objetivo, aciona-se como recurso metodológico uma leitura interpretativa das fontes existentes sobre o tema, com foco para os avanços conquistados desde a Constituição de 1988 a propósito de uma educação inclusiva. Desse modo, a discussão volta-se para os elementos caracterizadores da linguagem do sujeito surdo, dando ênfase à sua língua própria (a Libras). Nas considerações finais sobre a discussão, apontamos o Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação de MS (CEADA), com atuação em Campo Grande, como instrumentalizador de recursos técnicos para contemplar uma eficácia na comunicação, ensino-aprendizagem e inserção do surdo na sociedade.

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Biografia do Autor

Géshica Rodrigues Bernardo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Especialista em Educação Especial, pela instituição Faculdade Única de Ipatinga. Graduada em Licenciatura plena em Letras/Inglês pela Universidade Anhanguera - Uniderp e em Comunicação Social na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Nedina Roseli Martins Stein, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Dourados

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é Professora Tempo Integral na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos Cursos de Pedagogia e  Mestrado Profissional em Educação.

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Dourados

Possui graduação em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988/1993), mestrado em Educação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010); Atualmente é Professora Tempo Integral na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos Cursos de Pedagogia e Psicologia e no Mestrado Profissional em Educação.

Referências

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Publicado

12-01-2024

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Artigos (Fluxo Contínuo)