A circularidade de saberes na formação docente:desafios e limites de um campo de estudos
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v35i1.4919Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a circularidade de saberesna formação docente, através da constituição de um campo deestudos André (2010). A investigação baseia-se, ainda, em outraspesquisas sobre formação docente, a saber, André (2009; 2010), Brzezinskie Garrido (2001), Lüdke e Boing (2004), Gatti (2003), entreoutros autores, que consubstanciam teórico-metodologicamente asanálises propostas. Evidencia-se a necessidade de problematizar aprodução de conhecimento a partir de resultados de pesquisas comouma possibilidade de avançar em debates já fraturados no âmbitoacadêmico. A partir da produção analisada questiona-se: como éproduzida uma investigação no campo da formação docente; qualsua função; e, ainda, se os sujeitos e/ou as instituições investigadasse apropriam dos resultados dessas pesquisas. Pautando-se nessesquestionamentos visa-se estabelecer uma circularidade de saberesentre a universidade e os diversos espaços-tempos educativos comouma das perspectivas que as pesquisas em Ciências Humanas, sobretudona área de educação, não deveriam perder de vista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0