O ensino de ciências em escolas da rede pública: limites e possibilidades

Autores

  • Lucas Dominguini IFSC
  • Maristela Gonçalves Giassi UNESC
  • Miriam da Conceição Martins UNESC
  • Maria de Lourdes Milanez Goulart

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v36i2.5382

Resumo

Esta pesquisa surgiu da refl exão diária de professores que trabalhamregularmente em escolas da Rede Pública Municipal e Estadual como Ensino de Ciências, e também atuam na formação de professoresda mesma área. O objetivo da pesquisa foi o de conhecer as maioresdifi culdades e as maiores facilidades que o professor encontra aoensinar Ciências na escola pública de um município do sul de SantaCatarina. Para isso utilizamos uma metodologia qualitativa descritivacom o uso de uma entrevista estruturada. A amostra foi compostapor 23 professores de 14 escolas que responderam a um questionáriocontendo 15 questões. Entre as difi culdades mais citadas pelos professoresestão a falta de recursos tecnológicos e a falta de materiaisdidáticos Em relação às facilidades encontradas pelos professores paralecionar Ciências houve um equilíbrio nas respostas. Pode-se perceberque assuntos interessantes e contextualizados e materiais didáticosforam os mais citados.

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Referências

Ensino de Ciências. Formação de Professores. Realidade
Escolar. Diagnóstico.

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Publicado

31-12-2012

Edição

Seção

Artigos