LEITURA, ESTUDANTES DE LICENCIATURA E INDICADORES SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAIS: DADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA

Authors

  • Maria Amélia Dalvi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Karen Costa Batista Universidade Federal do Espírito Santo
  • Tallita Braga Plaster Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15874

Abstract

Este artigo apresenta o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) intitulado “Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente”. O PROCAD dedica-se, especificamente, à leitura de estudantes iniciantes das licenciaturas em Letras e Pedagogia; e é desenvolvido, solidariamente, pela Universidade Federal do Espírito Santo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pela Universidade de Passo Fundo. Na sequência, o artigo apresenta, em linhas gerais: a) o principal instrumento de produção de dados da pesquisa; e b) os primeiros dados tabulados, justamente aqueles relativos a um possível perfil sócio-econômico-cultural dos estudantes dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia das instituições parceiras. A publicação destes dados atende ao cronograma do projeto de pesquisa e subsidia o entrecruzamento entre esses dados e os dados especificamente relacionados à leitura, para as reflexões em curso do grupo responsável pelo projeto.

Author Biographies

  • Ana Karen Costa Batista, Universidade Federal do Espírito Santo

    Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo e bolsista de Iniciação Científica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

  • Tallita Braga Plaster, Universidade Federal do Espírito Santo

    Licencianda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo e bolsista de Iniciação Científica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Published

31-12-2016