Educação de surdos em Vitória/ES: políticas, processos e relações de interdependência
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i43.13808Abstract
Este estudo objetiva compreender aspectos das políticas educacionais em âmbito municipal que envolvem a área da surdez, em articulação com a legislação nacional que versa sobre a educação escolar de estudantes surdos. O estudo toma como referência os pressupostos teórico-metodológicos da Sociologia Figuracional, elaborados por Norbert Elias. Para o autor, o ser humano tem a capacidade de aprender na sociedade, seja de forma individual, seja de forma coletiva, e, nesse sentido, a todo o tempo, somos confrontados a criar uma ordem social que atenda às necessidades e inclinações dos indivíduos. Utilizamos como procedimentos de pesquisa a análise documental e entrevistas semi-estruturadas. As reflexões que conduzimos, nos possibilitam apontar que vivenciamos um momento de debates e embates acerca do processo de escolarização dos sujeitos surdos, por via das políticas públicas, em que diversas significações têm emergido quanto o ensino bilíngüe, o que pode nos auxiliar a repensar o processo de constituição dos estudantes surdos nas escolas públicas municipais de Vitória/ES.
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References
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