PROFISSÃO DOCENTE E A TEMÁTICA DE GÊNERO: HOMENS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15865Abstract
Neste texto buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, incluindo a formação docente caracterizada como função feminina no decorrer das décadas em nosso país. A princípio apresentamos como se concretiza o curso de Pedagogia na atualidade e a função docente enquanto elemento constitutivo da história da educação. Para atingir o objetivo, além de realizarmos um levantamento bibliográfico, aplicamos um questionário com quatro participantes, sendo a análise do material feita através da Análise de Conteúdo Temática. A análise procedeu a partir das questões respondidas, realizando agrupamentos de temas considerados análogos. Diante da análise, foi possível constatar alguns aspectos relevantes, dentre eles destacamos a valorização dos participantes por cursarem o ensino superior, a vontade de continuar estudando em outras áreas da educação, a consciência que podem fazer a diferença na mudança da sociedade e que a temática de gênero é pouco discutida nos cursos de formação docente; contudo, esses participantes não se sentem discriminados por frequentarem um curso considerado feminino. Nossos questionamentos não se findam nessa proposta de trabalho, pelo contrário novas dúvidas abarcam nossas concepções, mas temos a certeza de que, além de ser um caminho profícuo para pesquisas, os homens, enquanto docentes, e a temática de gênero têm muito a acrescentar nos próprios cursos de Pedagogia.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0