MUNICÍPIO PEDAGÓGICO: DIRETRIZES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
PEDAGOGICAL MUNICIPALITY: THEORETICAL METHODOLOGICAL GUIDELINES
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v21i49.20243Abstract
Este artigo objetiva apresentar uma sistematização de diretrizes sobre modos de fazer pesquisa no campo da Educação a partir da categoria historiográfica Município Pedagógico. Iniciando por uma discussão da categoria em foco, realizamos pesquisa de textos que utilizam a categoria, tomamos como referência um município paulista – Piracicaba – e autores como Justino Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e Carlos Henrique de Carvalho nos deram suporte para a produção da narrativa. O resultado consiste em encaminhamentos teórico-metodológicos a serem observados ao assumir como objeto de pesquisa as ações municipais no desenvolvimento educacional e cultural de munícipes de realidades singulares.
Downloads
References
BICA, Alessandro Carvalho; CORSETTI, Berenice. O município pedagógico e a constituição do sistema educacional municipal no período da Intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929). Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia-MG, v. 15, n.3, p. 1056-1077, set/dez., 2016. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38484/20290> Acesso em 14 mai. 2017.
CARVALHO, Carlos Henrique de; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. História comparada do município pedagógico no Brasil e em Portugal: os casos de Uberabinha e Mafra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 40, p. 49-59, dez, 2010a. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639805/7368>. Acesso em 23 mai. 2017,
CARVALHO, Carlos Henrique de; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. O município pedagógico e a descentralização do ensino no Brasil: a educação em Minas Gerais no início da república (1889-1906). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, UNESP de Araraquara/Universidade de Alcalá, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2010b. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3485>. Acesso em 20 mai. 2016.
GONCALVES NETO, Wenceslau. A documentação oficial de Uberabinha e a compreensão da História da Educação em Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia-MG, v. 1, n.1, p. 133-139, 2002.
GONCALVES NETO, Wenceslau. Organização do ensino público no final do século XIX: o processo legislativo em Uberabinha, MG. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia, v. 2, p. 59-66, 2004.
GONCALVES NETO, Wenceslau. Educação em movimento: Reformas no Regulamento Escolar do município de Uberabinha (1896-1899). Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia, v. 6, p. 203-220, 2007.
GONCALVES NETO, Wenceslau. O município e a educação em Minas Gerais: a implementação da instrução pública no início do período republicano. Revista história da educação, v. 13, n. 28, p. 159-185, mai/ago, 2009. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29021/pdf> Acesso em 19 de mai. 2017.
GONÇALVES NETO, Wenceslau. Repensando a História da Educação Brasileira na Primeira República: o município pedagógico como categoria de análise. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p.19-35.
GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação Municipal e Educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015a. (Coleção Pensar a Educação, Pensar o Brasil: 1822-2022).
GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de. Apresentação: A ação municipal nos assuntos da educação na Primeira República Brasileira: algumas considerações. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015b. p.7-18.
GONÇALVES NETO, Wenceslau; MAGALHÃES, Justino. Ação privada e poder público na luta pela instrução: Portugal na segunda metade do século XIX. Revista Brasileira de História da Educação – RBHE, v. 9, n. 2 (20), p. 15-39, maio/ago, 2009. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/69/77>/ Acesso em 18 mai. 2017.
GRANELL-GÓMEZ, Carmen; VILA, Ignácio (Orgs.). A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
HONORATO, Tony; MONARCHA, Carlos. De boca de sertão à cidade da instrução: institucionalização do ensino em Piracicaba no século XIX. Revista da Educação Pública, Cuiabá, v.25, n.58, jan./abr, p.175-198, 2016. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1908>. Acesso em 20 jun. 2016.
MAGALHÃES, Justino. O município liberal e a decisão política. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 54, p. 05-14, dez, 2013. Disponível em: < http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640164/7723>. Acesso em 23 mai. 2017.
MAGALHÃES, Justino. Do Portugal das luzes ao Portugal democrático – Atlas Repertório dos Municípios na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. Disponível em: <www.ie.ulisboa.pt>. Acesso em 07 set. 2015.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. O município liberal e a decisão política. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 37-46.
MAGALHÃES, Justino; ADÃO, Áurea (Org.). Os municípios na modernização educativa. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. (Coleção Estudos e Ensaios). Disponível em: <www.ie.ulisboa.pt> Acesso em 07 set. 2015.
MAGALHÃES, Justino; ADÃO, Áurea. Os municípios na educação e na cultura. Revista Interacções, v. 11, n. 35, p. 1-2, 2015. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/448>. Acesso em 07 set. 2015.
PAUPÉRIO, A. Machado. O município e seu regime jurídico no Brasil. 2. ed. Rio de janeiro: Forense, 1973.
PIRACICABA. Relatório do Presidente da Câmara Municipal para o triênio de 1889-1910. São Paulo: Espindola, Siqueira & Comp. 1902.
SOUZA, Rosa Fátima de. A atuação dos municípios na difusão da instrução primária no Estado de São Paulo (Campinas, 1889-1910). In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 121-128.
VIEIRA, Cesar Romero A.; NERY, Ana Clara B.; AGUIAR, Thiago Borges. Cultura e escolarização: um panorama do município de Piracicaba na virada do século XX. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 129-152.
Downloads
Published
Issue
Section
License
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0