MERCADO DE ARTE E ENSINO DE ARTE: EM BUSCA DE CONEXÕES

Authors

Abstract

O texto propõe reconhecer, mapear e compreender as principais estratégias utilizadas no estágio atual do capitalismo para dar seguimento ao projeto societário hegemônico. A partir da constatação que o capitalismo elegeu a cultura como principal mercadoria do momento atual, a pesquisa está fundamentada no conceito de capitalismo cultural, conforme a acepção de Jameson. O estudo evidenciou a reciprocidade direta entre arte e mercado, compondo uma unidade pautada na desdiferenciação. Os aportes teóricos trazem discussões provenientes da história da arte (Graw), sociologia da arte (Quemin), cultura (Jameson) e geopolítica do capitalismo (Harvey). A pesquisa aponta para uma conexão do mercado de arte com o ensino de arte, explicitando que o mesmo grupo de artistas referendados pelo mercado está inserido nos materiais de apoio pedagógico dos professores de Santa Catarina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestra e Doutora em Artes Visuais pela UDESC- área de concentração: Ensino das Artes Visuais. Membro do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão - CNPq/UDESC e do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRA-ARG). Possui licenciatura em Educação Artística - habilitação em Artes Visuais e especialização em Educação: Leitura, Letramento e Literatura. É professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC/ Campus Xanxerê e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da UDESC.

References

ALVES, G. Trabalho e Subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

BORDIEU, P. As Regras da Arte: Gênese e Estrutura do Campo Literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

GOLDSTEIN, I e OLIVEIRA, L. Mercado de arte, instituições artísticas e... passaportes. Entrevista com Alain Quemin. Revista PROA, 2007. http://www.ifch.unicamp.br/proa/entrevistas/entrevistaalain.htm

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

GRAW, I. Cuànto vale el arte? Mercado, especulación y cultura de la celebridade. Trad. Cecilia Pavon y Claudio Iglesias. – Buenos Aires: Mardulce, 2013.

HARVEY, D. Espaços de esperança. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 15. ed. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006.

JAMESON, F. A virada cultura: reflexões sobre o pós-moderno. Trad. Carolina Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MOULIN, R. O mercado da Arte: Mundialização e Novas Tecnologias. Trad. Daniela Kern. Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

QUEMIN, A. Les stars de l’art contemporain. Paris: CNRS Editions, 2013.

WU, C. Privatização da Cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. Trad. Paulo Cezar Castanheira. Co-edição: Sesc e Boitempo Editorial, 2013.

Published

01-12-2021