MERCADO DE ARTE E ENSINO DE ARTE: EM BUSCA DE CONEXÕES
Abstract
O texto propõe reconhecer, mapear e compreender as principais estratégias utilizadas no estágio atual do capitalismo para dar seguimento ao projeto societário hegemônico. A partir da constatação que o capitalismo elegeu a cultura como principal mercadoria do momento atual, a pesquisa está fundamentada no conceito de capitalismo cultural, conforme a acepção de Jameson. O estudo evidenciou a reciprocidade direta entre arte e mercado, compondo uma unidade pautada na desdiferenciação. Os aportes teóricos trazem discussões provenientes da história da arte (Graw), sociologia da arte (Quemin), cultura (Jameson) e geopolítica do capitalismo (Harvey). A pesquisa aponta para uma conexão do mercado de arte com o ensino de arte, explicitando que o mesmo grupo de artistas referendados pelo mercado está inserido nos materiais de apoio pedagógico dos professores de Santa Catarina.
Downloads
References
ALVES, G. Trabalho e Subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.
BORDIEU, P. As Regras da Arte: Gênese e Estrutura do Campo Literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.
GOLDSTEIN, I e OLIVEIRA, L. Mercado de arte, instituições artísticas e... passaportes. Entrevista com Alain Quemin. Revista PROA, 2007. http://www.ifch.unicamp.br/proa/entrevistas/entrevistaalain.htm
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
GRAW, I. Cuànto vale el arte? Mercado, especulación y cultura de la celebridade. Trad. Cecilia Pavon y Claudio Iglesias. – Buenos Aires: Mardulce, 2013.
HARVEY, D. Espaços de esperança. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 15. ed. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006.
JAMESON, F. A virada cultura: reflexões sobre o pós-moderno. Trad. Carolina Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MOULIN, R. O mercado da Arte: Mundialização e Novas Tecnologias. Trad. Daniela Kern. Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
QUEMIN, A. Les stars de l’art contemporain. Paris: CNRS Editions, 2013.
WU, C. Privatização da Cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. Trad. Paulo Cezar Castanheira. Co-edição: Sesc e Boitempo Editorial, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0