O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DA REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA
THE PROCESS OF ESTABLISHING THE PROFESSIONAL POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF ESPÍRITO SANTO: THE TRAINING OF THE TEACHER-RESEARCHER BASED ON THE CRITICAL REFLECTION OF THE PRACTICE
Abstract
Busca analisar a constituição do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, política voltada à formação strictu sensu de profissionais da Educação em efetivo exercício na Educação Básica e no Ensino Superior. Dialoga com autores sobre a formação docente e os pressupostos de Mestrados e de Doutorados em Educação na modalidade profissional. Realiza-se por meio da pesquisa qualitativa e da análise documental, adotando, como fonte, os relatórios da Avaliação Quadrienal da Capes (2017-2020). Como resultados, aponta que o programa tem contribuído com a formação de professores-pesquisadores para a Educação Básica e para o Ensino Superior, com a interiorização e inserção social da universidade, assim como as produções dos estudantes tem apontado alternativas para os desafios presentes na Educação Básica e no Ensino Superior.
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