O DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID 19: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA/ES1
THE SOCIAL RIGHT TO BASIC EDUCATION DURING THE COVID 19 PANDEMIC: ANALYSIS IN A SCHOOL IN THE MUNICIPAL NETWORK OF VITÓRIA/ES
Abstract
O estudo objetiva compreender as ações pedagógicas promovidas por uma unidade de ensino da rede municipal de Vitória/ES para a escolarização dos estudantes no contexto da pandemia da Covid-19, fundamentando-se em Paulo Freire e Carlos Roberto Jamil Cury, na pesquisa qualitativa e no estudo de caso. Elege como procedimentos, a aplicação de um questionário com professoras em atuação no 3º ano do Ensino Fundamental, a coordenação pedagógica e a direção da unidade de ensino. Os resultados apontam as estratégias adotadas para o enfrentamento do cenário pandêmico: o ensino remoto emergencial, a utilização de plataformas virtuais, a elaboração de atividades impressas, o contato com os estudantes via redes sociais/mídias, dentre outras ações. Desvela que a pandemia/ensino remoto deixou sequelas pedagógicas, cenário que requer políticas públicas para o usufruto do direito social à Educação, conforme prescreve as normativas educacionais brasileiras.
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References
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