INTERPRETAÇÕES DA TERMINALIDADE ESPECÍFICA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
INTERPRETATIONS OF SPECIFIC TERMINALITY IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SYSTEM: AN INTEGRATIVE REVIEW
Abstract
A terminalidade específica foi prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, no capítulo referente à educação especial. Dada a complexidade, lacuna e ambiguidade desta previsão legal, o presente artigo objetiva revisar o que as pesquisas têm evidenciado quanto às interpretações acerca da terminalidade específica no sistema educacional brasileiro. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica orientada pelo método da revisão integrativa, tendo como materialidade os artigos científicos brasileiros. Definidos as bases, o descritor e os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados cinco artigos. Feita a sistematização dos dados, os resultados foram apresentados em três eixos analíticos, a saber: terminalidade específica no ensino fundamental; b) terminalidade específica na educação profissional e tecnológica; e c) terminalidade específica na educação superior. A revisão integrativa dos artigos indica que a interpretação da terminalidade específica – legalmente prevista para o ensino fundamental – tem se dado de maneira extensiva a outros níveis, etapas e modalidades de ensino, de modo a acompanhar as mudanças e a expansão do cenário educacional brasileiro.
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