PEDAGOGIA PRETA E EDUCAÇÃO MEDU NETER: CONTRIBUIÇÕES À CULTURA ANTIRRACISTA NA ESCOLA
BLACK PEDAGOGY AND MEDU NETER EDUCATION: CONTRIBUTIONS TO ANTI-RACIST CULTURE AT SCHOOL
Abstract
Desde as primeiras experiências de educação formal no Brasil, ocorridas ainda no século XVI, até os dias atuais, as matrizes curriculares escolares e, com elas, as correntes pedagógicas presentes na escola têm sido marcadas pela predominância da cultura brancocentrada, notadamente de viés europeu. Num país majoritariamente de população negra e constituído por povos originários resistentes de mais de duzentas nações, essa situação poderia parecer paradoxal, não fossem as conhecidas formas de opressão, violência e dominação política, econômica, religiosa, cultural, militar, dentre outras, que marcaram a história nacional em mais de quinhentos anos. Essa realidade educacional, no entanto, tem sido radicalmente criticada e denunciada por intelectuais, educadoras e educadores particularmente desde a segunda metade do século XX. Mais recentemente, um grande números de trabalhos têm sido desenvolvidos na perspectiva não apenas de aprofundar as críticas sobre a branquitude, mas, igualmente, de apresentar respostas viáveis para o enfrentamento e superação desse quadro de opressão cultural. Tomando como referências distintos autores e autoras do pensamento crítico, especialmente os(as) de tradição freiriana e marxista que investigam temáticas étnico-raciais, este estudo tem como objeto o processo de construção da pedagogia preta, como legado da educação medu neter e das contribuições culturais afro-brasileiras, com vistas a contribuir para um novo paradigma pedagógico, fundado no exercício da denúncia (crítica) e do anúncio (proposição), como elementos estruturantes à construção de uma cultura antirracista na escola, em especial, no âmbito da Educação Básica.
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