A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE DOS SEM-TETO MEDIADA PELA EXPERIÊNCIA NAS OCUPAÇÕES POR MORADIA

Autores/as

  • Clarissa Zagotto da Cunha
  • Vinícius Oliveira Machado
  • Ana Carolina Galvão Marsiglia Doutora em Educação Escolar pela Unesp (Araraquara). Realizou estudos de Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora do Centro de Educação da UFES, líder do grupo de pesquisa “Pedagogia histórico-crítica e educação escolar”, membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES), do Fórum Capixaba de Lutas Sociais e representante da Associação dos Docentes da UFES (Adufes) no Conselho Estadual de Direitos Humanos (2017-2019)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i46.19396

Resumen

O presente artigo analisa a experiência de formação política de trabalhadores sem-teto em ocupações organizadas por movimentos pela moradia e reforma urbana, tendo como base a revisão bibliográfica. Buscamos demonstrar, a partir da categoria “experiência” trabalhada pelo historiador marxista Edward P. Thompson, como as diversas experiências propiciadas pela participação nas ocupações  e no enfrentamento à lógica da cidade do capital possibilitam aos trabalhadores sem-teto construírem uma identidade política. Nesse sentido, o artigo está estruturado em duas partes: a primeira visa explicitar alguns aspectos da cidade capitalista, bem como destacar a urgência da reforma urbana e a legitimidade dos movimentos de luta pela moradia; a segunda destaca o papel da categoria experiência na formação da consciência de classe dos sem-teto.

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Biografía del autor/a

Clarissa Zagotto da Cunha

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Docência, currículo e processos culturais. É membro do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar”. E-mail: 

 

 

Vinícius Oliveira Machado

Licenciado em História pela UFES e mestrando do PPGE da mesma universidade, na linha de pesquisa Docência, currículo e processos culturais. É membro do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Histórico- Crítica e Educação Escolar”.

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Número

Sección

Artigos (Dossiê)