FORMAÇÃO DOCENTE (LICENCIATURAS/PROFESSORADOS) EM ARTES VISUAIS NO BRASIL E NA ARGENTINA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Autores/as

Resumen

Quais são as semelhanças e as diferenças entre os cursos de graduação em Artes Visuais no Brasil e na Argentina? Visando à resposta dessa pergunta, realizamos um breve histórico do ensino e da formação docente em Arte nos dois países, identificamos a quantidade de cursos da área artística, suas categorias administrativas (pública ou privada), às modalidades de ensino (presencial ou EAD) e apresentamos reflexões sobre as matrizes curriculares. A pesquisa é de cunho quali-quantitativo e faz parte do projeto em rede “Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina”. Constatamos que as diferenças entre os cursos são oriundas de fatores externos (econômicos, culturais, sócio-históricos), os quais abrangem a educação como um todo em ambos os países, e que as semelhanças são próprias da área de Arte, tais como: mais cursos de Música e de Artes Visuais, assim como a diversidade de enfoques nas matrizes curriculares.

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Biografía del autor/a

Valéria Metroski de Alvarenga, UNINTER

Doutora e mestra em Artes Visuais (UDESC), licenciada e bacharela em Artes Visuais (UFPR), professora de Arte na SEED/PR e cursos de licenciatura (Uninter). E-mail: valeriametroski@hotmail.com

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Publicado

01-12-2021