PERDENDO O SONO - PROPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA PARA DIFERENTES PÚBLICOS NUMA EXPOSIÇÃO

Autores/as

Resumen

O presente texto reflete sobre o projeto educativo da exposição Ao redor do sono, realizado pelo Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea, em 2019, na Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo. A arte contemporânea foi adotada como eixo condutor de um conjunto de quatro oficinas realizadas com públicos de diferentes contextos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e terceira idade. Considerando a perspectiva de processualidade e reflexão da arte contemporânea como metodologia a partir de Acaso e Megías (2017), as oficinas trataram de temas transversais ao sono, temática da proposta curatorial da exposição. A relação entre o ato de dormir, o trabalho e a arte foi desenvolvida a partir de Crary (2014) e Dias (2019). A análise das propostas permitiu identificar aproximações das produções dos artistas da exposição com os exercícios educativos propostos pelo Grupo de Pesquisa.

Descargas

Biografía del autor/a

Julia Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto, Mestre em Artes e Educação pela Universidade Estadual Paulista e Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo - NAVEES e do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e Arte contemporânea. 

Citas

ACASO, María. La educación artística no son manualidades: Nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Editora Catarata, 2009.

ACASO, María; MEGÍAS, Clara. Art thinking - Cómo el arte puede transformar la educación. Barcelona: Paidós educación, 2017.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006.

CRARY, Jonathan. 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

DIAS, Aline (org). Ao redor do sono. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019.

FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa. A formação de professores de Arte: Diversidade e complexidade pedagógica. Florianópolis, Editora Insular, 2005.

ROCHA, Julia. Dormindo de olhos abertos. In: DIAS, Aline (org). Ao redor do sono. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019.

Publicado

01-12-2021