PERDENDO O SONO - PROPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA PARA DIFERENTES PÚBLICOS NUMA EXPOSIÇÃO
Resumen
O presente texto reflete sobre o projeto educativo da exposição Ao redor do sono, realizado pelo Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea, em 2019, na Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo. A arte contemporânea foi adotada como eixo condutor de um conjunto de quatro oficinas realizadas com públicos de diferentes contextos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e terceira idade. Considerando a perspectiva de processualidade e reflexão da arte contemporânea como metodologia a partir de Acaso e Megías (2017), as oficinas trataram de temas transversais ao sono, temática da proposta curatorial da exposição. A relação entre o ato de dormir, o trabalho e a arte foi desenvolvida a partir de Crary (2014) e Dias (2019). A análise das propostas permitiu identificar aproximações das produções dos artistas da exposição com os exercícios educativos propostos pelo Grupo de Pesquisa.
Descargas
Citas
ACASO, María. La educación artística no son manualidades: Nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Editora Catarata, 2009.
ACASO, María; MEGÍAS, Clara. Art thinking - Cómo el arte puede transformar la educación. Barcelona: Paidós educación, 2017.
COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006.
CRARY, Jonathan. 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
DIAS, Aline (org). Ao redor do sono. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019.
FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa. A formação de professores de Arte: Diversidade e complexidade pedagógica. Florianópolis, Editora Insular, 2005.
ROCHA, Julia. Dormindo de olhos abertos. In: DIAS, Aline (org). Ao redor do sono. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0