O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: UM OLHAR A PARTIR DA EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS ENTRE 2009 E 2020

THE SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE AT THE MUNICIPAL NETWORK OF EDUCATION FROM PORTO ALEGRE: A VIEW FROM THE DEVELOPMENT OF APPLICATIONS BETWEEN 2009 AND 2020

Autores/as

Resumen

A presente investigação pauta-se em uma abordagem qualitativa, objetivando, prioritariamente, tanto considerar a evolução das matrículas quanto proceder a uma análise textual, que apresenta a história da Rede Municipal, associadas ao atendimento educacional especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Porto Alegre (RME/POA). Assenta-se, no tocante ao referencial teórico, que tal seção se associa ao pensamento sistêmico (Bateson, 1986; Capra, 2006; Vasconcellos, 2012), cujo enfoque se volta aos conceitos de contexto e de retroalimentação.  A análise de dados organizou-se a partir do levantamento de matrículas dos estudantes público-alvo da educação especial que frequentam o atendimento educacional especializado a partir dos dados disponibilizados a partir do Censo Escolar da Educação Básica entre os anos de 2009 e 2020. A partir dessa análise, em articulação à história da constituição das ações relacionadas à inclusão escolar na RME/POA, torna-se possível afirmar que o número de matrículas no atendimento educacional especializado vem expressando um aumento importante e aponta o seguinte: existe uma história de investimento associada à rede analisada, a qual vem se qualificando e ampliando os serviços associados ao AEE; como um sistema vivo, a RME se organiza em um processo de retroalimentação e o atendimento educacional especializado se operacionaliza a partir de uma rede de ações articuladas.

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Biografía del autor/a

Anderson Luiz Fernandes Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Educador especial, mestre em ciências do desporto e doutorando em educação. Também é professor no Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. 

Cláudia Rodrigues De Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos

Pedagoga, mestra e doutora em educação, com pós-doutorado (Cagliari/Itália). Também é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar - NEPIE.

Mayara Costa Da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Colégio de Aplicação. UFRGS - Campus do Vale

Pedagoga, mestra e doutora em educação pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é professora de educação especial do Colégio de Aplicação da UFRGS. 

Publicado

11-01-2024

Número

Sección

Artigos (Fluxo Contínuo)