A Síndrome de Asperger e o processo inclusivo na educação

Autores/as

  • Rogério Drago UFES
  • Vilmara Mendes Gonring UFES

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v36i2.5379

Resumen

O trabalho investiga o processo inclusivo dos sujeitos com Síndromede Asperger em uma Escola Municipal de Cariacica/ES. A pesquisabusca ampliar o debate sobre as práticas pedagógicas destinadas acrianças com Síndrome de Asperger em diálogo com o movimento daeducação inclusiva. Objetiva construir conhecimentos para uma escolapública, laica, democrática e de qualidade para todos, pois consideraa escassez de estudos sobre esse tema. A Síndrome de Asperger é umdistúrbio de difícil identifi cação e diagnóstico, e manejo controverso,mas que, como qualquer transtorno do espectro de doenças mentaisautísticas, requer interdisciplinaridade e entendimento entre o educadore o profi ssional de saúde, de modo que seja proporcionada umaabordagem precoce e instituído um acompanhamento pertinente,bem como uma terapêutica adequada àqueles indivíduos. A pesquisaopta por uma abordagem qualitativa, com enfoque na compreensãodos signifi cados situacionais apresentada pelos entrevistados. Enfatizauma dimensão refl exão-ação-crítica com os profi ssionais quefazem o ato educativo acontecer. Os instrumentos de pesquisa são aobservação-participante e entrevistas. Nossa hipótese refl exiva é queos profi ssionais da educação precisam compreender as especifi cidadescognitivas e comportamentais do sujeito com Síndrome de Aspergerpara que possam de fato desenvolver propostas de interação social eafetiva, minimizando, assim, problemas apresentados por essa populaçãono ambiente de sala de aula.

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Publicado

31-12-2012

Número

Sección

Artigos