PROFISSIONALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA

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Resumo

Este artigo propõe conhecer a construção da profissionalidade de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando o contexto das especificidades educacionais. Ao focalizar a profissionalidade docente, a pesquisa assume a abordagem qualitativa, instrumentalizada pela pesquisa de campo e referenciais que transitam entre a educação matemática e a formação de professores, considerando o contexto das Necessidades Educacionais Especiais dos estudantes do Ensino Fundamental em sua primeira fase. A pesquisa de campo foi realizada em três unidades escolares da rede pública municipal de Palmas/TO, sendo sujeitos do estudo os professores regentes da disciplina de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados sinalizam fragilidades no processo de formação dos entrevistados e a importância de se considerar a profissionalidade docente como processo que se desenvolve de forma inter-relacionada a vários aspectos, dentre eles os contextos histórico, social e cultural.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Abreu Belloni dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Graduada em psicologia pelo Centro Universitário de Brasília. Coordenadora do NAAH/S-TO - Secretaria da Educação do Tocantins. 

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – Brasil. Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFT) e do curso de Pedagogia - Câmpus de Palmas. 

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Publicado

17-03-2022