ARTE E CULTURA EM NARRATIVAS VIVAS: A PRODUÇÃO IMAGÉTICO-TEXTUAIS EM (COM)TEXTO EDUCATIVO

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Resumo

O estudo descreve a produção de narrativas a partir de imagens e memórias da cidade, bairro e escola, compreendendo-as na ressignificação de memórias de estudantes do ensino fundamental.  A etnografia durou três semestres, com dados produzidos a partir da exibição de vídeos e fotografias, visita a espaços culturais da cidade e rodas de conversa em que emergiram narrativas orais. Narrativas imagético-textuais foram registradas no diário de campo dos narradores e em outros suportes.  As análises fundamentaram-se nos conceitos acerca das imagens e das narrativas (Benjamin, 2012, 2013, Bosi, 1994; Ciavatta, 2002, 2009) e sobre o ensino da Arte (Barbosa, 2002, 2010; Ferraz e Fusari, 2009; Schütz-Foerste, 2004). O projeto permitiu aos estudantes narrativas a partir das experiências.

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Biografia do Autor

Maria Angélica Vago-Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Participa dos Grupos de Pesquisa: Imagens, Tecnologias e Infâncias (PPGE-UFES) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES- UFBA). Membro da Academia de Letras e Artes da Serra. Professora de crianças e adolescentes de 1991 a 2018. Professora do Ensino Superior, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Centro de Educação - Departamento de Cultura, Linguagens e Educação.

 

Gerda Margit Schütz Foerste , Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Artística pela FEEVALE (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Pós-Doutorado na Universidade de Siegen-Alemanha. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal do Espírito Santo.È líder do grupo de pesquisa Imagens, Tecnologia, Infâncias e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: arte-educação, leitura de imagens, formação de professores, culturas e infâncias. Linha de Pesquisa Educação e Linguagens. Integra o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e a Rede Latino-Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes (LAIFOPA)
Email: gerda_foerste@yahoo.com.br, ORCID: http://orcid.org/0000.0002.6040.5435  CURRICULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/5263258908602198

Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas

Professor emérito do Departamento de Antropologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

01-12-2021