ARTE E CULTURA EM NARRATIVAS VIVAS: A PRODUÇÃO IMAGÉTICO-TEXTUAIS EM (COM)TEXTO EDUCATIVO
Resumo
O estudo descreve a produção de narrativas a partir de imagens e memórias da cidade, bairro e escola, compreendendo-as na ressignificação de memórias de estudantes do ensino fundamental. A etnografia durou três semestres, com dados produzidos a partir da exibição de vídeos e fotografias, visita a espaços culturais da cidade e rodas de conversa em que emergiram narrativas orais. Narrativas imagético-textuais foram registradas no diário de campo dos narradores e em outros suportes. As análises fundamentaram-se nos conceitos acerca das imagens e das narrativas (Benjamin, 2012, 2013, Bosi, 1994; Ciavatta, 2002, 2009) e sobre o ensino da Arte (Barbosa, 2002, 2010; Ferraz e Fusari, 2009; Schütz-Foerste, 2004). O projeto permitiu aos estudantes narrativas a partir das experiências.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. Textualidades contemporâneas: palavra, imagem, cultura. Vitória: Edufes, 2012.
ARAÚJO, V. C de. Ética e estética: tecendo um olhar a partir da criança. Cadernos de Pesquisa em Educação, 11(22), 2005.
BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In A. M. Barbosa. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA, A. M. Apresentação. In A. M. Barbosa & F. P. da Cunha. (Orgs.). Abordagem triangular no ensino das artes visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem (2a ed.). São Paulo: Duas Cidades, 2013.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura (8a ed.). São Paulo: Brasiliense, 2012.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos (3a ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRANDÃO, C. R. A turma de trás. In R. de Morais. (Org.). Sala de aula: que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994.
BRANDÃO, C. R Caixa de correio: poesia reunida. São Paulo: Cortez, 2013.
CIAVATTA, M. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPq, Farpej, 2009.
CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DPA, 2002.
FERRAZ, M. H. C. de T., & Fusari, M. F. de R. e. Metodologia do ensino da arte (2a ed.). São Paulo: Cortez, 2009.
FONSECA DA SILVA, M. C. da R. Formação de professores de arte e perspectivas de atuação política. Disponível em: <http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/extensao/2-ENREFAEB_3-Simposio-AV/02MariaCristinadaRosa.pdf>. Acesso em 20 de jan. 2020.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos.14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. ed. 56. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
KOSIK, K. Dialética do concreto (2a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LE GOFF, J. História e memória (5a ed.). Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
MERLER, A., FOERSTE, E., & SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. (2013). Educação do campo e culturas: uma discussão sobre pedagogias alternativas. Visioni Latino Americane, 8, 30-41. Disponível em: < https://www.openstarts.units.it/bitstream/10077/8317/1/Merler_Foerste_Schutz_VisioniLA_8_2013.pdf>. Acesso em 21 de fev. de 2021.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital (2a ed.). São Paulo: Boitempo, 2008.
CAIEIRO, A. (n.d.). Não basta abrir a janela. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/1122>. Acesso em 12 de out. 2020.
POLTRONIERE, C. (n.d.). Histórias de quem viveu na antiga Vila de Queimado. Disponível em: < https://www.portaltemponovo.com.br/historias-de-quem-viveu-na-antiga-vila-de-queimado-2/>. Acesso em 12 de fev. 2021.
SANTANA, C. da C. G., & VASCONCELLOS, V. M. de. Lev Vygotsky, sua vida e sua obra: um psicólogo na educação. In: Fichtner, B; E. Foerste, G. M.; Schütz-Foerste & M. Lima (Orgs.). Cultura, dialética e hegemonia: práticas pedagógicas e pesquisas em educação. Vitória: Edufes, 2013.
SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In D. Saviani & N. Duarte. (Orgs). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.
SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: Edufes, 2004.
VASCONCELLOS, V. M. R. Apresentação: infâncias e crianças visíveis. In V. M. R. Vasconcellos & M. J. Sarmento. (Orgs.). Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente (7a ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S La imaginación y el arte en la infancia. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0