Serviço Social: por uma pedagogia do trabalho em tempos das comunicações

Autores

  • Kênia Augusta Figueiredo Universidade de Brasília (UnB)
  • Simone Rocha da Rocha Pires Monteiro Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Este artigo tem por objeto refletir sobre a função pedagógica da/o assistente social a partir da compreensão de que Serviço Social é trabalho e interfere nas manifestações da Questão Social, sendo o conhecimento e a linguagem seus instrumentos de trabalho. A partir de uma análise de totalidade que considera a flexibilização do capital sob hegemonia do neoliberalismo e as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs simultaneamente causa e efeito da mundialização, aprofunda-se sobre a relação entre comunicação e cultura e o potencial da intervenção educativa do Serviço Social, contribuindo para a emancipação política das/os usuárias/os das políticas sociais.

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Biografia do Autor

Kênia Augusta Figueiredo, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Comunicação pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Docente do Departamento de Serviço Social da UnB.

Simone Rocha da Rocha Pires Monteiro, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Serviço Social pela PontifíciaUniversidade Católica do Rio Grande do Sul  (PUCRS). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional