Programas de Transferência de Renda: Capital Portador de Juros no Comando da Assistência Social

Autores

  • Tâmara Feitosa Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Osmar Gomes de Alencar Júnior Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Resumo

O artigo analisa a performance da assistência social a partir do financiamento desta política nos anos pós governo do Partido dos Trabalhadores comparando-a com as outras que compõe a Seguridade Social. Para tanto, realizou-se revisão de literatura das categorias Seguridade Social, Financiamento da Assistência Social e recorreu-se ao portal SigaBrasil, gráficos produzidos pelas autoras Boschetti e Teixeira (2019), além de relatórios do governo federal. Concluiu-se que a tendência dos governos neodesenvolvimentista de centralidade da assistência social na seguridade social permanece entre os anos 2018 a 2022, mas focalizada nos programas de transferência de renda. Além disso, a prevalência destes programas foi considerada uma evidência do processo de financeirização dessa política social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tâmara Feitosa Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Assistente Social da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Osmar Gomes de Alencar Júnior, Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Professor do Departamento de Economia da Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Doutor em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

13-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Análise, avaliação e financiamento das políticas públicas