O perfil generalista do Serviço Social: da especialização à criticidade

Autores

  • João Vitor Salvan Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mailiz Garibotti Lusa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

O trabalho trata sobre o caráter generalista enquanto um traço específico do projeto de formação profissional vigente no Serviço Social brasileiro. Objetiva aprender sobre o sentido construído historicamente para o caráter generalista, a fim de desvendar os determinantes que levaram a categoria profissional afirmá-lo enquanto elemento balizador também para o trabalho do/a assistente social. As reflexões apresentadas resultam de uma pesquisa exploratória, realizada a nível de iniciação científica, fundamentada na perspectiva marxiana, com uso da investigação em fontes documentais, bibliográficas e empíricas. No seu desenvolvimento trata sobre a construção histórica do sentido atribuído ao perfil generalista, problematizando a relação entre o projeto de formação profissional e a universidade, para posteriormente resgatar os principais traços dos projetos de formação que contribuíram para a definição do perfil generalista. A confluência destas reflexões evidencia que o ‘perfil generalista’ é uma definição que está em permanente processo de construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor Salvan, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq). Integrante do Grupo de Extensão e Pesquisa Terra, Trabalho e Resistência.

Mailiz Garibotti Lusa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Serviço Social, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (DSS-UFSC), Coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa Terra, Trabalho e Resistência.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional