O perfil generalista do Serviço Social: da especialização à criticidade

Autores

  • João Vitor Salvan Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mailiz Garibotti Lusa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

O trabalho trata sobre o caráter generalista enquanto um traço específico do projeto de formação profissional vigente no Serviço Social brasileiro. Objetiva aprender sobre o sentido construído historicamente para o caráter generalista, a fim de desvendar os determinantes que levaram a categoria profissional afirmá-lo enquanto elemento balizador também para o trabalho do/a assistente social. As reflexões apresentadas resultam de uma pesquisa exploratória, realizada a nível de iniciação científica, fundamentada na perspectiva marxiana, com uso da investigação em fontes documentais, bibliográficas e empíricas. No seu desenvolvimento trata sobre a construção histórica do sentido atribuído ao perfil generalista, problematizando a relação entre o projeto de formação profissional e a universidade, para posteriormente resgatar os principais traços dos projetos de formação que contribuíram para a definição do perfil generalista. A confluência destas reflexões evidencia que o ‘perfil generalista’ é uma definição que está em permanente processo de construção.

Biografia do Autor

  • João Vitor Salvan, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq). Integrante do Grupo de Extensão e Pesquisa Terra, Trabalho e Resistência.

  • Mailiz Garibotti Lusa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutora em Serviço Social, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (DSS-UFSC), Coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa Terra, Trabalho e Resistência.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional