Saúde mental, educação popular e serviço social: a experiência do censo psicossocial dos usuários da saúde mental do Rio de Janeiro

Autores

  • Matheus Moreira Soares
  • Letícia Silva de Abreu
  • Rachel Gouveia Passos
  • Daniel de Souza Campos

Resumo

O trabalho apresenta a correlação entre o movimento da Educação Popular e a Reforma Psiquiátrica brasileira. Seu objetivo central é expressar as contribuições da Educação Popular na categoria do Serviço Social no campo da saúde mental. A metodologia consiste em revisão bibliográfica sobre a Educação Popular, Reforma Psiquiátrica brasileira, Interseccionalidade e a atuação profissional do Serviço Social. Como resultado, a proposta do Censo Psicossocial dos usuários da Rede de Atendimento Psicossocial do Estado do Rio de Janeiro dialoga com os princípios da Educação Popular e está intrínseca à dimensão pedagógica do Serviço Social na atuação voltada para o atendimento no setor da saúde mental vinculado a luta antimanicomial, interseccional, antirracista e contra-hegemônica.

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Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional