Determinações históricas e socioculturais da universidade e da extensão universitária brasileira e problemas contemporâneos
Abstract
O presente resumo expandido é fruto de um estudo monográfico do curso de Serviço Social, e versa sobre universidade e extensão universitária no Brasil. A abordagem metodológica adotada para sua realização é bibliográfica e investigativa, sendo este um estudo crítico-dialético sob fundamentação da teoria social crítica.
Buscou-se, com isso, trazer uma discussão acerca da formação sócio-histórica e da universidade na sociedade brasileira desde o seu surgimento, debruçando-se sobre temas e categorias como: colonialismo, escravismo, questão social, questão étnico-racial, racismo, capitalismo dependente, entre outras. Ainda, discorre e reflete sobre as perspectivas e os percursos da universidade pública e da extensão universitária no país, a partir de uma leitura histórica e fortemente latino-americana, bem como problematiza a Política Nacional de Extensão Universitária – FORPROEX e a sua concepção teórico-política.