Afrocidadanização: uma perspectiva decolonial para uma educação antirracista.

Authors

  • Reinaldo da Silva Guimarães
  • Luciene Gustavo Silva

Abstract

No cotidiano acadêmico observa-se a invisibilidade e o silenciamento no debate efetivo em torno da questão racial, em função da naturalização das hierarquias raciais, da discriminação e do racismo. As discussões e o enfrentamento as questões raciais na sociedade brasileira, especialmente em relação às diversas formas de manifestação do racismo, foram ampliadas nas duas últimas décadas, a partir de várias ações práticas, como formas de superá-lo e de erradicá-lo, com a implementação de diversas políticas e ações afirmativas, observadas na luta cotidiana, para o empoderamento da população negra, com a ampliação de sua representatividade social, sua valorização e o reconhecimento do seu protagonismo histórico. Para a estruturação teórica do artigo, discutiremos os conceitos de Afrocidadanização; de Interculturalidade Critica e o de Pedagogia Decolonial, como instrumento viabilizador de uma educação que valorize a diversidade e seja antirracista, promovedora da equidade racial. Assim, em oposição a manutenção da colonialidade nas universidades brasileiras, como um projeto a ser colocado em prática para a constituição de uma educação antirracista e Decolonial, para enfrentar e romper com a educação hegemônica e eurocêntrica, superar as barreiras historicamente instituídas pelo Racismo Estrutural e Institucional que constroem e ampliam a desigualdade socio racial no Brasil, no sentido de estabelecer a concretude da Afrocidadanização. Palavras-chave: Afrocidadanização; Interculturalidade Critica; Pedagogia Decolonial; Educação Antirracista

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Published

27-08-2024