A implementação dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e seus atores envolvidos no combate a evasão escolar, focando o caso do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande
Abstract
Este artigo foi resultado da atuação profissional desenvolvida como orientadora do programa pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Várzea Grande. Pode-se observar durante o curso que mesmo num contexto aparentemente favorável, na qual foi ofertada ao aluno a formação de um curso técnico, totalmente gratuito e de curta duração, e lhe proporcionando a inserção mais rápida para o mercado de trabalho, contanto com repasses de assistência estudantil mensal ao estudante, percebe-se que muitos alunos desistiram do Curso. O estudo foi baseado na pesquisa empírica baseada em questionário semiestruturado com os alunos evadidos. O objetivo principal é classificar e examinar os motivos de evasão pelos estudantes, de sugerir estratégias para a equipe gestora do programa possa aplicar visando diminuir as taxas de evasão escolar. Inicialmente, será feita uma breve explanação sobre PRONATEC, sobre o Instituto Federal de Mato Grosso, e a atual Política Pública de Educação. Finalmente apresentam-se conclusões e sugestões à unidade analisada.