A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA “MAIS INFÂNCIA”: PROBLEMATIZANDO A POLÍTICA PÚBLICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NITERÓI/RJ (2013-2016)

Autores

  • Rosana Ribeiro

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para o debate sobre a análise de políticas públicas educacionais, mais especificamente aquelas voltadas à expansão da Educação Infantil.  A partir dos elementos levantados na pesquisa de mestrado, busca-se entender a política em geral e a política educacional em particular, tentando perceber as principais características do programa voltado para a expansão da Educação Infantil no município de Niterói (RJ). O foco da pesquisa foi analisar o processo de implementação do programa “Mais Infância”, considerando principalmente as concepções e ações desenvolvidas para a sua efetivação no período de 2013 a 2016.  As características da política de Educação Infantil em geral e em Niterói conduziram a análise, considerando-se suas múltiplas determinações.

Palavras-chave: Análise de Políticas Públicas; Educação Infantil; “Mais Infância”; Implementação de Políticas;

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Publicado

25-06-2019

Edição

Seção

Comunicações Orais - Educação e Política Social