A produção de analfabetos funcionais mediada pelos aparelhos privados de hegemonia

Autores/as

  • Aline de Sousa Rosa Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil)
  • Priscila Monteiro Chaves Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil)

Resumen

Este estudo aborda a apreciação de parte dos currículos prioritários para o 1° e 2° anos do ensino fundamental, presentes nas orientações gerais formuladas pela Lyceum Consultoria Educacional e implementadas através do Programa Educar Para Valer, encabeçado pela Associação Bem comum no município de Vila Velha\ES. Delinea-se compreender o que vem sendo formulado no campo das políticas educacionais voltadas à alfabetização pelas APHs. Metodologicamente, as fontes documentais foram analisadas como materialização linguística de discursos, focalizando nos seguintes elementos: do que se trata o documento, a quem se destina, por quem foi elaborado, sua finalidade e sua utilização (MORTATI, 2019).

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Biografía del autor/a

Aline de Sousa Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil)

Doutora em Educação, Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Publicado

13-06-2023