Programa Infância e Adolescência: 30 anos promovendo direitos infantojuvenis

Autores/as

  • Amanda Cristina Ribeiro da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Letícia da Costa Praia Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Danielli da Silva Cecim Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Vanessa Dias Pantoja Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumen

O presente artigo faz uma análise reflexiva sobre a atuação do Programa Infância e Adolescência (PIA), em seus trinta anos de existência e luta em favor dos direitos de crianças e adolescentes. O estudo apresenta um percurso histórico das ações desenvolvidas pelo referido programa de extensão universitária desde a sua criação, na década de 1990, até os dias atuais. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental na instituição, com uma abordagem quanti-qualitativa dos dados. Os resultados da pesquisa mostram que a conjuntura política do país refletiu nas ações desenvolvidas pelo PIA em seus projetos. Destaca-se que as atividades realizadas pelo Programa viabilizam uma interação dialógica, possibilitando o compartilhamento de experiências entre a universidade e a sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Cristina Ribeiro da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora e Mestra em Psicologia (Teoria e Psicologia do Comportamento). Docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Programa Infância e Adolescência (PIA/UFPA).

Ana Letícia da Costa Praia, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC/UFPA). Mestra em Psicologia (Teoria e Psicologia do Comportamento). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA).Pesquisadora do Programa Infância e Adolescência (PIA/UFPA).

Danielli da Silva Cecim, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (PPGSS/UFPA). Especialista em infância, família e políticas sociais na Amazônia pela UFPA. Assistente Social da Faculdade de Serviço Social da UFPA. Pesquisadora do Programa Infância e Adolescência (PIA/UFPA).

Vanessa Dias Pantoja, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestra em Psicologia (Teoria e Psicologia do Comportamento). Assistente Social graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Programa Infância e Adolescência (PIA/UFPA).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Direitos geracionais