Expressões contemporâneas da criminalização das lutas populares

Autores/as

  • Andressa Kolody Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Dan Junior Alves Nolasco Belém Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumen

O artigo trata da criminalização dos processos político-organizativos das classes perigosas e utiliza a metodologia de pesquisa exploratória qualitativa, com revisão de literatura, análise de documentos e matérias jornalísticas. A primeira parte contextualiza a mediação do Estado na luta de classes, seguida pela apresentação de duas formas de organização política dos entregadores de aplicativo. O texto também aborda o protesto do Coletivo Revolução Periférica contra a estátua do Borba Gato e a reação estatal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Kolody, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social, Advogada, Professora do Departamento de Serviço Social, da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas do Orçamento Público e da Seguridade Social.

Dan Junior Alves Nolasco Belém, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social Judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social.

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Democracia, participação e movimentos sociais