Os desafios ao trabalho dos assistentes sociais nos conselhos gestores na efetivação do projeto ético político profissional

Autores/as

  • Ebe Campinha dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Débora Nacarati de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Rebeca Azedo Segundo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Brunna Tavares da Cunha Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF)

Resumen

O presente artigo vem apresentar os resultados de pesquisa bibliográfica vinculada a pesquisa intitulada Serviço Social e Conselhos Gestores, que dentre seus objetivos procurou analisar os desafios postos ao trabalho de assistentes sociais na efetivação do projeto ético-político da profissão nos conselhos gestores, como espaços importantes no processo de criação de uma cultura democrática de participação popular, na deliberação, formulação e monitoramentos das políticas sociais. Os resultados mostram que os profissionais de serviço social se deparam com uma cultura conservadora, e são tensionados por ela, tendo em vista a sua condição de assalariamento e relativa autonomia, sendo um de seus principais desafios, cumprirem o seu compromisso com o projeto ético político da profissão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ebe Campinha dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenadora da Pesquisa Serviço Social e Conselhos Gestores vinculada ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da Escola de Serviço Social/Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF).

Débora Nacarati de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Serviço Social pela Escola de Serviço Social/Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF); participante do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da ESS/UFF.

Rebeca Azedo Segundo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Serviço Social do Curso de Serviço Social da Escola de Serviço Social/Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF); discente participante do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da ESS/UFF.

Brunna Tavares da Cunha, Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF)

Graduanda em Serviço Social do Curso de Serviço Social da Escola de Serviço Social/Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF), discente participante do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da ESS/UFF.

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional