Juvenicídio: Uma Questão de Direitos Humanos

Autores/as

  • Giovane Antonio Scherer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mariane de Castro Echer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumen

O presente trabalho analisa o juvenicídio, considerado como expressão trágica de uma trajetória de violações de direitos. Considera a concepção crítica e os desafios a materialização de direitos humanos para a juventude, bem como, apresenta dados de uma investigação, que procurou analisar como vem se constituindo a relação entre os altos índices de mortalidade juvenil e o acesso das juventudes às políticas públicas. Os dados da investigação apontam o racismo estrutural, a guerra às drogas e o papel retributivo do Estado Penal como elementos que potencializam o juvenicídio, bem como, sinaliza a importância de políticas públicas intersetoriais voltadas para as juventudes como forma de enfrentamento ao juvenicídio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovane Antonio Scherer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral pela Universidade de Coimbra em Portugal, possui mestrado em Serviço Social pela PUCRS e graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor Adjunto e Pesquisador no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador Produtividade II junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. É líder do Grupo de Estudos em Juventudes e Política Pública (GEJUP/UFRGS/CNPq).

Mariane de Castro Echer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Assistente Social formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialista em Abordagens da Violência contra Crianças e Adolescentes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e com Residência pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) ênfase em Atenção Materno Infantil e Obstetrícia. Atualmente, é Mestranda em Política Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Direitos humanos, segurança pública e sistema jurídico